Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1330


1330

ESTRATÉGIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

Autores:
Leonardo Lima de Moraes dos Reis (leonardolima230891@gmail.com) (Universidade Castelo Branco) ; Halene Cristina Dias de Armada E Silva (Universidade Castelo Branco) ; Jane Thais Marins da Silva (Universidade Castelo Branco) ; Maria Regina Bernardo da Silva (Universidade Castelo Branco) ; Raphael Ferreira de Assis E Silva (Fisioform Pilates) ; Rodrigo Sobral de Souza (Universidade Salgado de Oliveira)

Resumo:
A violência de gênero é uma situação que permeia o cotidiano dos profissionais de saúde. O objetivo desse estudo foi avaliar a assistência prestada pelo enfermeiro às mulheres vítimas de violência e seu conhecimento acerca das formas de prevenção de violência contra as mulheres. O estudo foi realizado em um Hospital Público do Rio de Janeiro, sendo ele descritivo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória. A amostra do estudo foi composta por 10 de enfermeiros. Os dados foram coletados através de questionário, visando identificar se a assistência prestada pelos enfermeiros às mulheres vítimas de violência está de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Conclui-se que os profissionais de saúde, necessitam de treinamento e capacitação, que o sistema de saúde não funciona de forma integrada e completa, deixando lacunas para a mulher em algumas situações desistir do tratamento ou não buscar ajuda. Entende-se que realizar a prevenção da violência de gênero é um processo difícil e complexo, sendo seu resultado obtido a longo prazo.


Referências:
BRASIL, Presidência da República. Secretaria de Politicas para as Mulheres. Politica Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. 2011 Disponível em: . Acessado em: 26 de Abril de 2017 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Prevenção da Violência Sexual e da Violência pelo Parceiro Intimo Contra a Mulher: Ação e Produção de Evidência. 2012. Disponível em: < file:///E:/PROJETO/9789275716359_por.pdf > Acessado em: 07 de Maio de 2017. OSÍS, Maria José Duarte et al. Violência entre usuárias de unidades de saúde: prevalência e perspectiva e conduta de gestores e profissionais. São Paulo: Campinas, 2011. Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 89102012000200018&lng=pt>. Acessado em: 22 de Março de 2017.