Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1328


1328

SÍNDROME DE FOURNIER E ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONHECIMENTOS PARA UMA INTERVENÇÃO RESOLUTIVA

Autores:
Leonardo Bruno Gomes da Silva - Acadêmico do Curso de Enfermagem da Uncisal (leonardobrunotlc@hotmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Mâcedo - Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Letras E Linguística da Universidade Federal de Alagoas (ufal). Professora Assistente da Uncisal. Professora Titular do Centro Universitário Cesmac. (UNCISAL) ; Ana Raquel Gomes de Sousa - Acadêmica do Curso de Enfermagem da Uncisal (UNCISAL) ; Ewerton Willams Bezerra da Silva - Acadêmico do Curso de Enfermagem da Uncisal (UNCISAL) ; Lívia Maria Zacarias Claudino - Acadêmica do Curso de Enfermagem da Uncisal (UNCISAL) ; Mariana Maria Pereira Cintra Farias - Acadêmica do Curso de Enfermagem da Uncisal (UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO A Síndrome de Fournier (SF) é uma fasceite necrotizante que envolve o períneo e/ou genitália externa com sinergismo para parede abdominal (URSI, 2006). Uma variedade de microrganismos tem sido encontrada em culturas de secreção da ferida e tecidos necróticos, apresentando flora mista na maioria dos casos, sendo bactérias Gram positivas e Gram negativas. OBJETIVO: Conhecer o perfil e a assistência que é prestada ao paciente com SF pela equipe de enfermagem. ABORDAGEM METODOLÓGICA: Revisão narrativa sobre o perfil clínico e assistencial dos portadores da SF. Foram avaliados 3 artigos para que fosse traçado o perfil desses pacientes e a assistência que a enfermagem realizava. RESULTADOS: A presença de início abrupto em homens jovens saudáveis, rápida progressão e ausência de agente causador específico é o marco chave para essa síndrome(CANDELÁRIA, 2009). O perfil clinico desse paciente inclui manifestações que são mais frequentes como: dor; eritema; edema e necrose do escroto; região perianal e perineal em associação com febre e calafrios, podendo surgir o aparecimento de sepse(SANTOS, 2013). O cuidado na assistência desses pacientes é crucial, levando em consideração a situação geral que a SF deixa o paciente. Estudos comprovam que muitos desconhecem essa síndrome. CONCLUSÃO: Conclui-se então, que o tratamento adequado e o diagnóstico precoce agregados a uma assistência de enfermagem com intervenções precisas, garantem um melhor prognóstico e para isso a equipe de enfermagem deverá ter pleno conhecimento da doença IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Existe ainda uma escarces de material de cunho científico por parte da equipe de enfermagem, quando se fala de SF, o que traz a necessidade de estudos clínicos e experimentais esse assunto. À assistência de enfermagem, o diagnóstico precoce e intervenções de qualidade, podem trazer uma melhora significativa nesses pacientes, sendo assim necessários novos estudos para compilar essas informações e consequentemente uma melhora no quadro assistencial desses pacientes.


Referências:
1 - CANDELÁRIA P.A.P; KLUG W.A; CAPELHUCHNIK P; FANG C.B. SÍNDROME DE FOURNIER: ANÁLISE DOS FATORES DE MORTALIDADE. Rev Brás Coloproct, 2009;29(2): 197-202. 2 - SANTOS, J.L.C et al. GOVERNANÇA EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Rev Esc Enferm USP 2013; 47(6):1417-2. 3- URSI ES. PREVENÇÃO DE LESÕES DE PELE NO PERIOPERATÓRIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. [dissertação]. Rev Latino-am Enfermagem 2006 janeiro-fevereiro; 14(1):124-31.