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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1325


1325

Enfermeiro como membro de equipe de gestão em saúde mental - Relato de experiência

Autores:
Leilane Camila Ferreira de Lima Francisco (leilanecamila_@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Rosana Santos de Albuquerque (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Mônica Santos Matos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Adriana Tenório Gomes de Moura (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Veronica de Medeiros Alves (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Zélia de Araújo Lessa Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
A gestão em saúde mental é protagonista no processo de cumprimento das intenções da Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de garantir a melhor e mais equitativa atenção à saúde psíquica dos indivíduos acometidos por transtornos mentais e/ou comportamentais (BARROS; SALLES, 2011). Diante disso, esse trabalho visa relatar a experiência de enfermeiras residentes na gestão de saúde mental. Trata-se de estudo descritivo que relata a experiência de enfermeiras residentes em psiquiatria e saúde mental da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas na gestão de saúde mental municipal e estadual. O período do estágio na gestão de saúde mental consiste em dois meses na Secretaria Municipal de Saúde e dois meses na Secretaria Estadual de Saúde, onde as mesmas contribuem com a implantação e implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Maceió e de Alagoas, respectivamente. Como ponto positivo desta experiência, tem-se a contribuição que esses campos de estágio trouxeram ao residente por se tratar de eixos articuladores da RAPS no município e Estado, possibilitando o atrelamento entre a teoria e a prática, além da visualização do real funcionamento, dificuldades e desafios enfrentados para a efetivação das políticas públicas. Aproximar o enfermeiro à gestão de saúde mental é de fundamental importância, visto a distância da prática nesta esfera durante o período acadêmico. Esta oportunidade proporciona, ainda, grande empoderamento para a prática nos diversos pontos da rede, além de torná-lo protagonista no processo de implementação das políticas públicas.


Referências:
BARROS, S.; SALLES, M. Gestão da atenção à saúde mental no Sistema Único de Saúde. Revista Escola de Enfermagem USP, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 1780-1785, 2011.