1315 | MONITORIA DE ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Laudivania Claudio de Andrade (laudivaniaandrade@outlook.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Caina Barbosa de Azarias (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Marya Taynah França Gomes (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Michelly Soares da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Maria Vitoria Santos da Conceição (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A monitoria apresenta-se como um programa pedagógico com finalidade de intensificar a colaboração entre discentes e docentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentro dessa modalidade, a monitoria acaba sendo um elo entre teoria e prática, tornando-se uma atividade fundamental no processo educativo dos acadêmicos, pois o monitor age como facilitador nesse meio, com esclarecimento de dúvidas, auxiliando os acadêmicos na apreensão e produção do conhecimento, possibilitando ao acadêmico monitor vivência na orientação do processo de ensino-aprendizagem¹. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem/monitores no desenvolvimento da monitoria de disciplina relacionada à saúde coletiva. METODOLOGIA: Relato de experiência vivenciado por discentes graduandos em enfermagem, realizado durante o segundo semestre de 2015, na disciplina Saúde e Sociedade I, que é ofertada aos discentes do primeiro ano do curso. RESULTADOS: Através da monitoria foi possível planejar ações junto com professores orientadores da disciplina acompanhando e orientando os discentes durante as atividades práticas e elaboração de trabalhos acadêmicos solicitados: resumos de leituras obrigatórias de textos, construção de relatos de experiências visando verificar o trabalho da Equipe Saúde da Família no processo de territorialização, análise da situação local de saúde da população adscrita, práticas de educação em saúde e confecção do relatório/seminário da prática de campo. Dessa forma a monitoria oportunizou o desenvolvimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades técnicas e teóricas, contribuindo para desenvolver as competências necessárias à formação do acadêmico-monitor. CONCLUSÃO: A experiência como monitor foi bastante enriquecedora, proporcionou aperfeiçoamento no processo de formação acadêmica, além de grande gratificação pessoal ao exercer um cargo de responsabilidade na academia contribuindo no processo de ensino/aprendizagem dos demais acadêmicos. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Práticas que visam trabalhar o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem são essências para formação de futuros enfermeiros qualificados.
Referências: 1. SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, n. 65, out., 2006. |