Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1309


1309

Sistematização Da Assistência De Enfermagem Ao Paciente Com Afecções Pulmonares: Estudo De Caso

Autores:
Larissa Farias Botelho (larissa.fb96@gmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Raquel da Silva Cavalcante (Universidade Federal de Pernambuco) ; Dayana Cecília de Brito Marinho (Universidade Federal de Pernambuco) ; Talita Rafaela da Cunha Nascimento (Universidade Federal de Pernambuco) ; Wislayne Tainá de Araújo Andrade (Universidade Federal de Pernambuco) ; Steffany Ferreira (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: O acúmulo de líquido na cavidade pleural chama-se derrame pleural. A sua formação envolve mecanismos capazes de alterar a quantidade de liquido no espaço pleural. Cerca de 10% a 20% dos derrames pleurais permanecem sem diagnóstico e podem ter origem pleural, pulmonar ou extrapulmonar e essa quantidade exagerada de líquido limita a expansão dos pulmões e pode culminar em insuficiência respiratória. Pacientes acometidos com essa patologia geralmente são tratados com drenagem torácica, o que pode causar comprometimento da função pulmonar que pode resultar em atelectasia. Objetivo: Implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com afecções pulmonares. Metodologia: Trata-se de um relato de caso, realizado no Hospital da Restauração-PE. Os dados foram obtidos através de entrevistas, exames físicos, achados laboratoriais e clínicos e em consulta ao prontuário do paciente. Resultados: Paciente D.F.S.C, sexo masculino, 31 anos, deu entrada na clínica médica do hospital da Restauração - PE, com queixa principal de dor no peito há 5 dias. Relata que iniciou-se pela manhã ao acordar de leve intensidade que agravou-se ao longo do dia e que ela irradiava para MSD. Afirmou que a dor piora durante a inspiração e após mudança de decúbito, apresentando melhora quando em decúbito dorsal. Afirmou que teve febre durante os 3 dias anteriores a internação. Os principais diagnósticos foram dor, hipertermia, conforto prejudicado. Para tais, foram estabelecidas as seguintes atividades: Administração de medicamentos como analgésicos e antitérmicos, posicionamento do paciente para alivio da dor, controle ambiental, monitorar sinais vitais. Conclusão: Ao longo do estágio, notou-se uma melhora no quadro inicial do paciente e que o mesmo tinha se tornado mais comunicativo e informado sobre sua patologia. Contribuição: É de visível importância a implementação da SAE para uma melhor experiência durante o estágio e uma melhor prática de enfermagem. Descritores: Enfermagem; Derrame Pleural; Atelectasia.


Referências:
AGOSTONI E, ZOCCHI L. Pleural liquid and its exchanges. Respir Physiol Neurobiol.;159(3):311-23, 2007. DOS SANTOS, Elinaldo da Conceição et al. Função Respiratória E Nível De Dor Em Pacientes Com Drenagem Torácica Por Derrame Pleural. Cadernos De Educação, Saúde E Fisioterapia, v. 3, n. 6, 2016. FRANCISCO, Jaqueline Sanches Vick et al. P 08. Fissuras Pulmonares e Parietais com Aderência dos Folhetos Viscerais: Relato de Caso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 5, 2016.