1308 | O LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM E A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: CONTRIBUIÇÃO E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS | Autores: Larissa de Morais Teixeira (lariih_morais@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Celia Alves Rozendo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Fatima Maria de Melo Brito (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Mariá Santos Casado (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) |
Resumo: Introdução: A formação de enfermeiros pressupõe uma relação de ensino-aprendizagem contínua de estudantes e professores em vários cenários, dentre estes o laboratório de enfermagem. Objetivos: 1) averiguar a compreensão dos professores sobre o laboratório de enfermagem quanto à contribuição na formação dos enfermeiros e 2) analisar a perspectiva pedagógica (se tradicional ou crítica) contida na compreensão dos professores do curso de graduação em enfermagem sobre o laboratório de enfermagem. Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Os sujeitos do estudo foram 18 professores da graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior da Região Nordeste, sendo uma pública e outra privada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi feita pela hermenêutica dialética, seguindo os princípios éticos, em consonância com a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A análise dos dados gerou dois núcleos temáticos: 1) Laboratório de enfermagem: ferramenta indispensável para a formação - Os professores apontam o laboratório como recurso indispensável e de grande valor no treinamento das habilidades básicas de enfermagem, configurando-se como o local utilizado para o ensino prático de técnicas que exigem habilidades e o treinamento necessário para complementação da aprendizagem dentro da graduação; e 2) Perspectivas pedagógicas no laboratório de enfermagem: Os sujeitos demonstraram falta de clareza ao responderem sobre qual tendência pedagógica norteia sua atividade como docente dentro do laboratório. Conclusão: Percebeu-se que o laboratório de enfermagem é um recurso imperativo na formação do enfermeiro, que auxilia no desenvolvimento das habilidades técnicas. O estudo revelou ainda que a perspectiva pedagógica predominante contida na prática docente ainda é a tradicional, contendo alguns ensaios da perspectiva crítica. Contribuições ou implicações para enfermagem: o estudo contribui para ampliar o debate envolvendo a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino de Enfermagem.
Referências: SILVA, K. L. et al. Desafios da Formação do Enfermeiro no Contexto da Expansão do Ensino Superior. Esc Anna Nery (impr.). n. 16, v. 2, p. 380-387. abr-jun. 2012. TREVISAN, D. D. et al. Formação acadêmica e a prática profissional de enfermagem: interfaces para reflexão. Revista Baiana de Saúde Pública; v. 38, n.1, p. 155-162, jan-mar. 2014. |