Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1302


1302

Atuação da enfermagem no pré-operatório de cirurgia de quadril: uma revisão integrativa

Autores:
Laila Maria Andrade Harbache (laila_harbache@hotmail.com) (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)) ; Célia Caldeira Fonseca Kestemberg (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)) ; Priscila Cristina da Silva Thiengo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ))

Resumo:
Introdução: A prevalência da osteoartrose vem crescendo na população mundial, principalmente entre a população idosa. Assim, surge um problema recorrente nos sistemas de saúde: as filas de espera. A demanda pelo tratamento cirúrgico tem tornado insuficiente a oferta deste serviço, interferindo na qualidade de vida do indivíduo acometido. Objetivo: Avaliar as evidências científicas disponíveis referentes à atuação da enfermagem na temática do pré-operatório da artroplastia total de quadril. Metodologia: Elaborou-se revisão integrativa de literatura, percorrendo-se seis fases1: construção da questão norteadora; determinação dos critérios de inclusão/exclusão e busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; avaliação desses estudos; interpretação dos resultados e apresentação. Questão norteadora: "Qual a produção científica existente sobre atuação da enfermagem na temática da artroplastia total de quadril?". A coleta de dados ocorreu em março e abril/2017, nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Utilizaram-se os seguintes descritores: "Artroplastia de Quadril", "enfermagem". Resultados: Os estudos demonstraram a importância do papel do enfermeiro na assistência aos pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia de quadril, podendo diagnosticar precocemente complicações, realizar encaminhamentos ao clínico para ajuste da medicação e reduzir o tempo de espera pela consulta. Além disso, o enfermeiro pode intermediar os cuidados dos familiares no processo de tratamento do paciente, tornando-os agentes do processo de cuidar. Conclusão: O planejamento da assistência de enfermagem permite oferecer um cuidado integral e individualizado para o paciente e sua família, proporcionando redução na ansiedade dos pacientes e realizando intervenções que contemplem suas necessidades. Contribuições para a enfermagem: Contribuirá com o planejamento e execução de uma assistência de enfermagem mais humanizada.


Referências:
Mendes KDL, Silveira RCCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. 2008 [cited 2017 Mar 20];