1301 | Avaliação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): o olhar dos egressos | Autores: Laerson da Silva de Andrade (laersonsilva1@gmail.com) (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) ; Profª. Drª. Flávia Batista Portugal (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) ; Profª. Drª. Marluce Mechelli de Siqueira (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) |
Resumo: Introdução: O curso de graduação de Enfermagem da UFES foi criado no Centro Biomédico em 1976 para correção do déficit de enfermeiros do país (1). A formação acadêmica da Enfermagem é definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem resultante de uma construção coletiva que envolveu debates nacionais de diferentes segmentos da área da saúde e da educação (1). Entretanto, passados 16 anos, pesquisadores reconhecem os desafios das IES em assimilarem as Diretrizes (2). Objetivo: compreender o processo de ensino-aprendizagem do curso em Enfermagem da UFES na perspectiva dos Egressos formados entre 2005 a 2016. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de caráter analítico e exploratório com abordagem qualitativa. Os dados quantitativos serão coletados por um instrumento validado2 e tratados pelo Statistical Packcage for the Social Science 14. Os dados qualitativos serão analisados a partir Análise de Conteúdo de Bardin (3). Este estudo integra ao projeto de pesquisa "Avaliação do Curso de Enfermagem da UFES: uma (con)vivência com diferentes e diversos atores do cuidar". Resultados Esperados: Descrever a trajetória do egresso e contribuir com a avaliação do curso de Enfermagem da UFES a partir da visão de egressos atuantes nas diversas áreas da Enfermagem. Descritores: Avaliação de Ensino; Enfermagem; Ensino Superior
Referências: 1. BRASIL. Fundação Serviços de Saúde Pública. Enfermagem: Legislação e assuntos correlatos. 3ª ed. Rio de janeiro, 1974. 2. VIEIRA, M. A.; OHARA, S. C. V.; DOMENICO, E. B. L. Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, p. 2710, 2016. 3. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. |