Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1297


1297

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA: UMA PROPOSTA DE MODELO AMPLIADO E PADRONIZADO

Autores:
Keylane Arruda Lobato (keyarruda27@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ- CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE) ; Renata Simões Monteiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ- CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE)

Resumo:
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA: UMA PROPOSTA DE MODELO AMPLIADO E PADRONIZADO Keylane Arruda Lobato1, Renata Simões Monteiro2 1 Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Amapá - Campus Binacional Oiapoque 2 Enfermeira. Profa. Esp. Universidade Federal do Amapá - Campus Binacional Oiapoque Introdução: O diagnóstico de enfermagem pode ser empregado na identificação dos problemas atuais e potenciais do paciente, problemas esses que são revelados na investigação mediante exame físico e anamnese, servindo de base para a elaboração da metodologia de cuidados. Objetivo: propor um modelo ampliado e padronizado de diagnóstico de enfermagem para aos pacientes da ortopedia e traumatologia internados na clínica médica do HRBA. Metodologia: pesquisa de campo descritiva, transversal com abordagem quantitativa, realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas, através da elaboração de diagnósticos de enfermagem de 108 pacientes internados na clínica médica, durante janeiro e fevereiro de 2017. Foram identificados 36 diagnósticos de enfermagem, presentes em 10 domínios, o que corresponde a 15,3% dos 234 diagnósticos classificados na NANDA (2015). Resultados: A média de diagnósticos por paciente foi de 14,6, variando ente 10 e 18 diagnósticos. O domínio de Atividade/Repouso foi o mais evidente na amostra, correspondendo a 46,5% do total de diagnósticos encontrados, seguido de Conforto representando 18,6%, Segurança/Proteção apresentando 16,4% e Eliminação e Troca 11%. Conclusão: O desenvolvimento desta pesquisa favoreceu a identificação das necessidades de cuidados a doentes internados na clínica médica do HRBA com problemas ortopédicos, contribuindo para o delineamento da relevância dos diferentes focos clínicos pertinentes à enfermagem ortopédica. Palavras-chave: Diagnóstico de enfermagem, Ortopedia, Frequência.


Referências:
NANDA: definições e classificação. Porto Alegre: Artmed, 2015. GAIDZINSKI, R. R.; et al. Diagnóstico de enfermagem na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2008. HEBERT, S., XAVIER, R. Ortopedia e Traumatologia: Princípios e Prática. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.