Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1294


1294

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O PESSOA VIVENDO COM HIV/AIDS - PVHA.

Autores:
Késia Mayara Dias de Azevedo (kesiaazevedo.enfa@gmail.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Hara Montana Torres Santos de Souza (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Daniela Monteiro Cavalcante (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Layne Darline dos Santos Medeiros (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Maria Iverlânia do Nascimento Silva (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Valdineide dos Anjos Moreira (Centro Universitário Tiradentes - UNIT)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A AIDS é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que atinge de forma direta o sistema imunológico, causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) (BRASIL,2014). A Educação em saúde para a Pessoa Vivendo com HIV/AIDS - PVHA é de grande valia, pois é através desta que o profissional transmitirá conhecimentos ao cliente para que ele venha aprender sobre sua patologia, incentivando-o a cuidar de si, e adaptar-se ao tratamento, atingindo uma melhor qualidade de vida (NOGUEIRA, 2015). OBJETIVO: Descrever a experiência de um caso vivenciado durante as práticas do Estágio Supervisionado I, que ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde. METODOLOGIA: Este estudo consiste em um relato de experiência, realizado pelas Enfermeirandas do Centro Universitário Tiradentes - UNIT, nos meses de março e abril de 2017. Foram utilizados os seguintes descritores: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Enfermagem; Educação em saúde. RESULTADOS: Foi realizada uma coleta de dados mediante anamnese e exame físico, sendo elencados alguns diagnósticos de enfermagem, bem como, suas intervenções, onde foi elaborado um plano de ação com a utilização da CIPE® 2.0. CONCLUSÃO: Evidenciou-se através deste estudo que a Educação em saúde é de suma importância para os pacientes acometidos com essa doença e o Enfermeiro é o profissional chave neste processo. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Aplicabilidade da educação em saúde para portadores de HIV/AIDS.


Referências:
CIPE versão 2: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: versão 2.0 / Comitê Internacional de Enfermeiros; [tradução Heimar de Fátima Marin]. - São Paulo: Algol Editora, 2011. NOGUEIRA, V.P.F.; GOMES, A.M.T.; MACHADO, Y.Y.; OLIVEIRA, D.C. Cuidado em saúde à pessoa vivendo com HIV/AIDS: representações sociais de enfermeiros e médicos. Revista de Enfermagem UERJ. 2014. BRASIL. Portal da saúde. AIDS. Ministério da Saúde. 2014 Jan.