1292 | DESAFIOS VIVENCIADOS PELO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: Um relato de experiência | Autores: Katiane Inácio dos Santos (kattydins@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Irena Penha Duprat (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Géssyca Cavalcante de Melo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) |
Resumo: Introdução: A administração de medicamentos é uma das atribuições da enfermagem, sendo o seu desempenho de grande relevância, por tratar-se de uma das maiores responsabilidades da equipe no que se refere aos cuidados prestados ao paciente. O tema medicação na formação do enfermeiro reveste-se de uma importância fundamental, pela necessidade de aliar conhecimentos específicos, habilidades motoras e capacidade de observação. Objetivo: Descrever os desafios vivenciados pelo acadêmico de enfermagem durante a administração de medicamentos. Metodologia: Relato de experiência de uma acadêmica do 3° período de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, durante a atividade prática supervisionada do eixo Processo de Trabalho em Enfermagem, realizada na sala de medicação do Hospital Geral do Estado, no mês de junho de 2017. Resultado: Por tratar-se de um setor de urgência e emergência, a maioria das medicações é realizada em vias parenterais. A tensão e o estresse por serem procedimentos invasivos, o medo do desconhecido, a dificuldade de associar o conhecimento teórico com a prática, a falta de habilidade em abordar o paciente e, sobretudo, o receio de errar, grande gerador de ansiedade, podendo ocasionar mais dor e sofrimento ao paciente, foram os maiores desafios encontrados durante vivência prática. Vale destacar que tais dificuldades puderam ser minimizadas com treinamentos prévios em laboratório e monitoria. Conclusão: Esse primeiro momento envolvendo administração de medicamentos, principalmente por via parenteral, gera insegurança, pois envolve sentimentos que são decorrentes da grande responsabilidade de se estar lidando com vidas. O apoio do preceptor e as atividades em laboratório são fundamentais para a aquisição de segurança e a superação das fragilidades. Contribuições: As atividades práticas supervisionadas favorecem o desenvolvimento da habilidade técnica, confiança e da responsabilidade do acadêmico, além do conhecimento sobre drogas e seus efeitos. Descritores: Assistência de enfermagem. Administração de terapia medicamentosa. Estudantes de enfermagem.
Referências: GALIZA. D. D. F. et al. Preparo e administração de medicamentos: erros cometidos pela equipe de enfermagem. Disponível em:http://enfermeirosdeplantao.com.br/artigos. Acesso em: 15 de julho de 2017. CARVALHO. M. D. B; VALSECCHI. E. A. S. S; PELOSO. S. M. Administração de medicamentos: a vivência dos alunos em seu primeiro estágio. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000085&pid=S0034...lng. Acesso em: 18 de julho de 2017 |