1290 | APRENDIZAGEM DA GESTÃO EM ENFERMAGEM: HÁ SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EGRESSO? | Autores: Kátia Lilian Sedrez Celich (katia.celich@uffs.edu.br) (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Alexsandra Martins da Silva (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Tatiana Gaffuri da Silva, (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Silvia Silva de Souza, (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Valéria Madureira (Universidade Federal da Fronteira Sul) |
Resumo: Introdução: A globalização mundial exigiu dos indivíduos a aquisição de competências para ingressar e se manter no mercado de trabalho, com isso espera-se que os enfermeiros recém-egressos, tenham preparo para assumir as funções gerencias que normalmente estão associadas às oportunidades de trabalho. Sendo gestão em enfermagem o foco do estudo. A disciplina de gestão deve ser capaz de possibilitar ao acadêmico o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais de modo que ao concluir o curso este seja capaz de desenvolver a prática profissional eficaz. Objetivo: analisar as experiências de aprendizagem do componente curricular de gestão em enfermagem quanto aos subsídios para a atuação profissional de egressos de um curso de graduação em Enfermagem do Sul Brasileiro. Metodologia: A abordagem foi qualitativa através de pesquisa participante baseada no itinerário de pesquisa de Paulo freire por intermédio do círculo de cultura, todos os procedimentos éticos que envolvem pesquisas com seres humanos foram respeitados, o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sob o parecer número: 1.610.957. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da UFFS que trabalham no município de Chapecó, SC. Foram tomadas para analise as subjetividades intrínsecas ao ensino da Gestão na Graduação. A utilização dos Círculos de Cultura de Paulo Freire permitiu desvelar a percepção das egressas, sobre o processo de ensino aprendizagem, evidenciou algumas fragilidades e situações que devem ser modificadas, incentivadas ou potencializadas durante a formação acadêmica. Conclusões: O ensino da gestão deve estar presente em todas as fases da formação acadêmica, de maneira unificada, atrelando conhecimentos e interligando componentes curriculares de modo interativo. Descritores: Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Referências: Christovam BP, Porto IS, Oliveira DC. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Rev. Esc. Enferm.USP. 2012; 46(3):734-741. Colenci R, Berti, HW. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP. 2012; 1(46):393-394. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. 1986. Okagawa FS, Bohomol E, Cunha ICKO. Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância. Acta. paul. enferm. 2013; 26(3):238-44. Rosa RB, Lima MADS. Concepções de acadêmicos de enfermagem sobre o que é ser enfermeiro. Acta Paul Enferm. 2005; 18(2):125-130. |