Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1288


1288

Sala de Vacina: desafios da gestão

Autores:
Kassiara Ferreira Felix de Lima (kassiara12@hotmail.com) (UNCISAL) ; Emilenny Lessa dos Santos (UNCISAL) ; Mariana Barbosa da Silva (UNCISAL) ; Nadja Romeiro dos Santos (UFAL) ; Cristiane Maria Alves Martins (UFAL) ; Maria Cecília Bandeira Perminio (UFAL)

Resumo:
Introdução:O enfermeiro possui papel fundamental na gestão da sala de vacina. Essa assistência exige do profissional conhecimento técnico- cientifico sobre as vacinas, sendo sua responsabilidade nesse setor atividades que inclui planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem, consulta de enfermagem, consultoria e auditoria. Metodologia:O objetivo deste estudo foi relatar e discutir a experiência da enfermeiranda no gerenciamento da sala de vacina de uma Unidade Básica de Saúde de demanda espontânea, em uma comunidade bastante povoada do município de Maceió-AL, e mostrar os desafios do profissional enfermeiro na gestão da sala de vacina. Resultados:O alto grau de atribuições realizadas pelo enfermeiro na UBS acaba retirando deles a atenção que seria necessária para uma supervisão de qualidade para a sala de vacina, de modo a observar a assistência prestada pelos técnicos de enfermagem durante o atendimento a clientela, a organização do ambiente. A gestão efetiva deve-se primar para um enfermeiro com todas as qualidades suscitadas anteriormente para a sala de vacina. Conclusão:Diante da vivência, conclui-se que o enfermeiro é o profissional que o PNI delega a função mais importante a respeito dos cuidados e da supervisão dos imunobiológicos, devido este ser o mais capacitado e competente para desempenhas tais funções, exigindo assim conhecimentos técnicos-científicos com excelência. Contribuições para a enfermagem: Este estudo permite ser de grande importância para o enfermeiro, pois contribui na percepção de que o mesmo é peça chave quando o assunto é a sala de vacina, e que mesmo sendo desafiador, o seu gerenciamento com qualidade, resulta em impactos positivos na assistência oferecida ao usuário da atenção básica. REFERÊNCIAS:BRASIL. Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov/ccivil¬_03/leis/17498.htm. Acesso em: 06 jun 2016. Palavras chaves: Sala de Vacina. Desafios. Gestão.


Referências:
Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov/ccivil¬_03/leis/17498.htm. Acesso em: 06 jun 2016. 176 p. : il. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. - Brasília : Ministério da Saúde, 2014. SOUZA, Carla Nadja dos Santos. Desafios dos enfermeiros no gerenciamento da imunização das crianças de 0 a 4 ano. Revista Convibra. 2015