Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1280


1280

Aneurisma de Aorta Abdominal Roto: Um relato de experiência

Autores:
Karine de Melo Cezar Alves (karine.demelo@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Isabel Comassetto (Universidade Federal de Alagoas) ; Izabelle Cristina Acioly de Omena (Universidade Federal de Alagoas) ; Patrícia de Carvalho Nagliate (Universidade Federal de Alagoas) ; Lucas Kayzan Barbosa da Silva (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: Aneurisma é definido como uma dilatação focal e permanente da artéria com um aumento de pelo menos 50% do diâmetro normal do vaso (SBACV, 2015), tem uma prevalência de 2% a 4% na população geral e com relação homem : mulher de 5:1 (CARVALHO et al, 2012). A Tríade patognomónica da rotura deste tipo de lesão é a dor abdominal/dorsal, massa abdominal pulsátil e hipotensão (CARDOSO E MENDES, 2014) Objetivo: Relatar uma experiência na prática clínica da enfermagem. Metodologia: Relato de experiência ocorrido durante a prática da residência de enfermagem numa UTI de um hospital referência em trauma de Recife. Resultados: J.C.X.S, chega ao serviço com história clínica de dor abdominal de início há 48 horas, ao ser confirmado o diagnóstico de aneurisma de aorta roto, foi realizada uma aneurismectomia da aorta abdominal e implantação de um Bypass de artéria renal D. No pós operatório, admitida na UTI , em EGG, hemodinamicamente estável sem uso de DVA, em uso de ATB profilático. Em sedação com Ramsay 3, respirando com auxílio de ventilação mecânica por TOT, portando drenos torácico E e dreno portovac em flanco E. Abdome globoso com incisão cirúrgica na região medial estendendo-se ao rebordo costal E, apresentando dessa forma, alta demanda de cuidados intensivos de enfermagem. Em 24 horas entrou em desmame ventilatório e em 48hs cursou com extubação; Retirada de drenos em 24 horas; FO sem sinais flogísticos; Alta da UTI após 6 dias de internamento. Conclusão: O caso de extrema gravidade foi encaminhado imediatiamente a UTI, onde foram dados os devidos cuidados, resultando em uma rápida recuperação e alta. Implicações para enfermagem: O relato de um caso grave que demanda cuidados intensivos como esse, nos favorece a perceber o quanto o trabalho da enfermagem é fundamental para recuperação do indivíduo em potencial risco de vida. Descritores: Enfermagem; Aneurisma aortico, terapia intensiva


Referências:
CARDOSO, V.P.; MENDES, P. Rastreio do aneurisma da aorta abdominal - revisão baseada na evidência. Rev Port Med Geral Fam 2014;30:306-14. CARVALHO, A.T.Y, et al. Aneurisma da aorta abdominal infrarrenal: importância do rastreamento em hospitais do Sistema Único de Saúde na região metropolitana de Salvador - Bahia. J Vasc Bras 2012, Vol. 11, Nº 4. Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Aneurisma de aorta abdominal: Diagnóstico e tratamento. Projeto Diretrizes. 2015.