1278 | PACIENTES EM EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL DE ENSINO: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO | Autores: Kairo Cardoso da Frota (kairo.enfer@gmail.com) (Universidade Estadual Vale do Acaraú) ; Maria Gabriela Miranda Fontenele (Faculdades INTA) ; José Garcia de Sousa (Faculdades INTA) ; Francisco Elinaldo Santiago Bastos (Faculdades INTA) ; Keila Maria de Azevedo Ponte Marques (Universidade Estadual Vale do Acaraú) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A unidade de Emergência é a parte central do funcionamento do sistema de saúde tratando-se do atendimento a pacientes em estado grave ou para acolher os casos não urgentes encaminhando-os aos serviços especializados. Logo, a baixa resolutividade na atenção básica, aliada com dificuldade que os usuários tem em mudar crenças e hábitos, faz com que aumente o fluxo de atendimentos no serviço de emergência (MARQUES, 2007). OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes atendidos na emergência de um hospital de ensino. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada de novembro de 2014 a fevereiro de 2015 com 85 pacientes hospitalizados na unidade de emergência da Santa Casa de Misericórdia em Sobral-Ceará. Pesquisa com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com nº 793/626. RESULTADOS: A média de idade dos participantes foi de 43 anos, sendo 59% do sexo masculino, 63% casados, 51% com baixa escolaridade e 62% residiam em municípios circunvizinhos a Sobral. Quanto à ocupação, predominou as dona de casa com 24% e agricultores com 24%. As principais queixas relatadas foram sintomas clínicos 26%, traumas 26% e doenças neurológicas 11%. CONCLUSÃO: A identificação do perfil dos pacientes atendidos em emergência possibilita o desenvolvimento de estratégias para prestação de serviços seguros e de qualidade. CONTRIBUIÇÕES/ IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Visa contribuir para o gerenciamento e para a prática dos profissionais de enfermagem em emergência, visto que permite identificar a necessidade de melhor dimensionamento de pessoal nos diversos turnos de trabalho, recursos materiais e equipamentos.
Referências: Marques, G Q; Lima, M A D S. Demandas de usuários a um serviço de pronto atendimento e seu acolhimento ao sistema de saúde. Rev Latino-am Enfermagem. 2007 jan-fev; 15(1): 13-19. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n1/pt_v15n1a03.pdf |