1270 | PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DE UMA ESCOLA TÉCNICA DO SUS DA BAHIA | Autores: Juliana Maciel Machado Paiva (julianammp@yahoo.com) (Universidade Federal da Bahia) ; Ana Carolina Pinto da Silva (Universidade Federal da Bahia) ; Elaine Kelly Nery Carneiro (Universidade Federal da Bahia) ; Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Introdução: A formação deve considerar o perfil do aluno, favorecendo a aprendizagem e a avaliação institucional. Objetivo: Caracterizar o perfil sociodemográfico dos egressos do curso técnico em enfermagem de uma Escola Técnica do SUS (ETSUS) da Bahia. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, realizado com egressos do curso técnico em enfermagem, do período de 2008 a 2015, de uma ETSUS/BA. Utilizou-se questionário eletrônico para coleta de dados, com uma amostra de 119 egressos, apenas 10 responderam ao questionário. Resultados: A faixa etária predominante em 40 % dos egressos foi entre 25 e 29 anos, uma fase considerada economicamente ativa; 80% são mulheres, fazendo jus ao percurso histórico da profissão; 50% são solteiras; 60% não possui filhos e as demais só tem um, o que tem sido característico de mulheres que ingressam no mundo do trabalho e se dedicam à sua formação. Dentre os egressos 50% possuem casa própria e 40% residem com familiares; 60% utilizam transporte público e 40% têm motocicleta, reforçando a idealização do brasileiro em possuir moradia e transporte próprios. Conclusão: A categoria do técnico em enfermagem é constituída, em sua maioria, por adultos jovens, mulheres, que priorizam sua formação e carreira profissional. Ademais, esta formação contribui para o crescimento financeiro, oportunizando a aquisição de bens, como casa própria e transporte particular. Contribuições para a enfermagem: Conhecer o perfil dos egressos da enfermagem subsidia na construção um projeto político-pedagógico de acordo com a necessidade do alunado, com vistas a uma formação crítica, participativa e humanizada.
Referências: Referências: COSTA, FC; BORGES, EL; DONOSO, MTV. Perfil dos alunos de curso técnico de enfermagem de uma escola particular em Minas Gerais. R. Enferm. Cent. O. Min. 3(1):554-568, jan/abr. 2013. |