Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1260


1260

A RELAÇÃO ENTRE O EGRESSO DE ENFERMAGEM E O MERCADO DE TRABALHO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
José Leandro Ramos de Lima (leandroramosdelima@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Daniela Lessa de Carvalho Tavares (Universidade Federal de Alagoas) ; Priscila Sanny Costa da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Silmara Inocêncio Silvino da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Vanessa Luiza Lins de Carvalho Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Cicera dos Santos Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A transição da graduação para o mercado de trabalho é um processo desafiador para os estudantes e os enfermeiros recém-formados. A preocupação e a ansiedade são sentimentos comuns diante do novo papel assumido e das responsabilidades atribuídas ao enfermeiro, além das demandas, atitudes e competências esperadas desse profissional.1 Objetivos: Descrever, por meio da literatura, como ocorre a inserção de enfermeiros recém-formados no mercado de trabalho. Metodologia: Revisão de literatura, do tipo descritiva e exploratória, de cunho qualitativo. Na qual realizou-se pesquisa nas bases de dados: SciELO, LILACS e pubMed, cruzando-se os descritores: Enfermagem, Mercado de trabalho e Estudantes. O período pesquisado correspondeu ao intervalo entre os anos de 2012 a 2016. Resultados: Foram obtidos 18 artigos em inglês e português, porém a amostra final constituiu-se de 4 artigos. Após análise, os achados foram classificados em favoráveis e desfavoráveis ao egresso de enfermagem. Favoráveis: aprovação em concurso público; boa receptividade da equipe; uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como facilitador para adaptação ao papel de enfermeiro. Desfavoráveis: inexperiência profissional; emprego com condições e salários precários; alto contingente de profissionais disponíveis. Conclusão: Nota-se que a temática foi explanada de forma abundante nos artigos, contudo é compreendido que os problemas perduraram no intervalo de cinco anos. Faz-se necessária a implementação de estratégias durante a graduação que minimizem as dificuldades e favoreçam o enfermeiro. Contribuições para Enfermagem: Possibilitou a reflexão sobre o preparo dado pela graduação aos enfermeiros recém-formados, além de proporcionar a visualização dos desafios que os egressos enfrentam quando inseridos no mercado. Descritores: Enfermagem; Mercado de Trabalho; Estudantes.


Referências:
Referências: 1. Jesus BH, Gome DC, Spirelle LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery, 2013; 17(2):336-45