Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1253


1253

CURTOGRAMA: AVALIANDO A SATISFAÇÃO DAS ATIVIDADES COTIDIANAS DOS USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores:
John Victor dos Santos Silva (john.setedejulho@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Bárbara Caroline Ferreira dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Hillary de Andrade Pereira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Mirelle dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Daniela Albuquerque de Almeida (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Thyara Maia Brandão (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
Introdução: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são uma das estratégias do Sistema Único de Saúde para o tratamento e acompanhamento de usuários com transtornos mentais. Objetivos: Relatar a avaliação da satisfação das atividades cotidianas dos usuários de um CAPS através de uma atividade lúdica. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência. Acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior de Alagoas, durante suas práticas em um CAPS, realizaram uma atividade lúdica chamada "curtograma" com os usuários. O "curtograma" é uma tabela desenhada em uma folha de papel com quatro quadrados nomeados com "curto e faço", "curto, mas não faço", "não curto, mas faço" e "não curto e não faço" onde o usuário descreve as atividades que gostam ou não de fazer no seu cotidiano. Resultados: Pouco frequentemente apareceram atividades realizadas em comunidade, demonstrando que a maioria das atividades são mais restritas ao lar. Entre as atividades que os usuários não gostam de fazer mais fazem estão as oficinas terapêuticas realizadas nos CAPS. Conclusões: O "curtograma" possibilita que os profissionais avaliem a satisfação das atividades realizadas pelos usuários no CAPS, mostrando uma oportunidade para a construção das práticas em Saúde Mental que atendam suas necessidades. Contribuições para a Enfermagem: O profissional de enfermagem constrói suas práticas em Saúde Mental através da percepção do próprio usuário. Palavras-chave: Serviços de Saúde Mental, Educação em Saúde, Enfermagem.


Referências:
SANTOS, Ana Flávia de Oliveira; CARDOSO, Cármen Lúcia. Familiares cuidadores de usuários de serviço de saúde mental: satisfação com serviço. Estud. psicol.(Natal), p. 13-21, 2014. FRATESCHI, Mara Soares; CARDOSO, Cármen Lúcia. Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde: avaliação sob a ótica dos usuários. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, 2014.