Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1237


1237

A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM PARA ATUAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores:
Jessica de Melo Albuquerque (j.meloalbuquerque@gmail.com) (UFAL) ; Camila França de Lima (UFAL) ; Larissa Oliveira Lessa (UFAL) ; Silmara Inocêncio Silvino da Silva (UFAL) ; Karinne Duarte Teixeira (UFAL) ; Patricia de Albuquerque Sarmento (UFAL)

Resumo:
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem demonstrado importantes avanços, porém inúmeros desafios persistem, comprometendo a efetivação de seus princípios, dentre estes as distorções na formação da força de trabalho que opera este sistema¹. Objetivo: Relatar a vivência de estudantes de enfermagem durante a graduação frente a preparação para atuar em consonância aos princípios do SUS. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da vivência de estudantes no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, no período de 2013 a 2017. Resultados: Desde o primeiro período de graduação, os estudantes foram inseridos nos campos de prática tendo contato com a forma de funcionamento do SUS somando a aulas teóricas sobre o tema. Isto proporcionou o desenvolvimento de habilidades e confiança para atuar de acordo com os princípios norteadores do sistema. No decorrer do curso, o aprendizado se deu de acordo com cada disciplina. Tópicos como: financiamento e funcionamento do SUS, princípios éticos e legais, direitos e deveres dos profissionais e usuários, leis do exercício legal da profissão de enfermagem, entre outros, foram discutidos. Conclusão: Oposto ao que ocorre em outras instituições de ensino, as discussões e leituras, atreladas a inserção dos alunos na realidade dos serviços, que funcionam com financiamento do SUS, os alunos têm a oportunidade de relacionar teoria e prática, tornando-se assim aptos para exercer sua profissão de acordo com os princípios trazidos na legislação do sistema. Implicações para a enfermagem: O conhecimento e atuação em serviços regidos pelo SUS, desde os primórdios da graduação, proporcionam maior empoderamento para o futuro enfermeiro.


Referências:
1-Silva VO, Santana PM. Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2015;19(52).