1234 | Simulação no processo de aprendizagem das manobras de Ressucitação Cardiopulmonar | Autores: Jaqueline Cristina Costa Rossetto (jaque.c.costa@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Luciana Bihain Hagemann de Malfussi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Eliane Regina Pereira do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Katia Cilene Godinho Bertoncelo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Simulação é um método de ensino que vem ganhando destaque nos cursos na área da saúde, em especial para enfermagem. Para futuros enfermeiros a utilização da simulação é uma ferramenta de ensino pois neste momento podem praticar as habilidades que necessitam em pacientes reais, como a Ressucitação Cardiopulmonar (RCP). OBJETIVO: identificar como a simulação das manobras de RCP vem sendo utilizada no ensino em enfermagem. METODOLOGIA: revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Lilacs e Pubmed/Medline, no período entre 2012 e 2017. A primeira busca com estes termos recuperou 63 trabalhos, ao aplicar os filtros: ano; texto completo; Editoriais; Cartas; Artigos de Opinião; Comentários; Ensaios; Publicações duplicadas; Teses; Dissertações; TCC; Revisões de Literatura e Artigos de reflexão o número de trabalhos reduziu para 35. Os artigos foram lidos na íntegra e após, organizados em uma planilha contendo as seguintes informações: autor, título, ano de publicação, periódico, país, objetivo, conclusão, e referência. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva utilizando percentuais e frequência. RESULTADOS: Quanto ao local de desenvolvimento do estudo, 14 (40%) foram desenvolvidos nos Estados Unidos, seguidos de 4 (11,4%) na Alemanha e Coréia do Sul respectivamente,2 (5,7%) desenvolvidos na Suécia, Canadá, Holanda e Coréia respectivamente. Houve 1 estudo desenvolvido na Áustria, Austrália, Reino Unido, Jordânia e Arábia Saudita o que representa individualmente (2,8%) das publicações. A falta de publicações nacionais acerca da simulação para o ensino de RCP reflete a barreira a ser superada neste campo de pesquisa. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A simulação para o ensino das manobras de RCP representa um avanço para o ensino na enfermagem pois capacita os enfermeiros para atuar frente situações agudas de saúde. Pesquisas nesta temática devem ser desenvolvidas para ampliar a discussão proporcionando melhoria nas dinâmicas da simulação e nos processos de ensino-aprendizagem na enfermagem.
Referências: BLAND, A. J.; TOPPING, A.; WOOD, B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. Nurse education today, v. 31, n. 7, p. 664-667, 2011. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691710001966. Acesso em: 01 junho 2017. Creutzfeldt, MD, Hedman L, Tsai, L. Cardiopulmonary Resuscitation Training by Avatars: A Qualitative Study of Medical Students´ Experiences Using a Multiplayer Virtual world. JMIR Serious Games 2016;4(2):e22). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5203677/. Acesso em 12 junho 2017. Brennan, McGraw, Brooks, Accuracy of instructor assessment of chest compression quality during simulated resuscitation. 2016. CJEM. 2016 Jul;18(4):276-82. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26775890 Acesso em 10 junho de 2017. Meakim Collen et al. Standards of Best Practice: Simulation Standard I: Terminology. Clinical Simulation in Nursing, 2013, 9(65); p.S3-S11. |