1226 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (nainacalheiros2@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Célia Alves Rozendo (Universidade Federal de Alagoas) ; Priscila de Oliveira Cabral Melo (Universidade Federal de Alagoas) ; Regina Braga Costa (Universidade Federal de Alagoas) ; Janyne Aline Correia de Lima (Universidade Federal de Alagoas) ; Linda Concita Nunes Araújo (Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: A Portaria n.º 76, de 14 de abril de 2010 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) estabelece que o mestrando seja inserido em atividades de ensino sob a supervisão do professor orientador, com duração mínima de um semestre1. O Estágio de docência constitui-se como um espaço de vivência no ensino superior, aproximando o pós-graduando da sala de aula e do processo formativo para a prática docente2. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada e as atividades desenvolvidas por mestrandas em enfermagem no estágio de docência em curso de graduação. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. As experiências aconteceram em disciplinas de graduação em enfermagem durante o ano de 2016, com duração aproximada de cinco meses, seguindo as diretrizes das disciplinas ministradas e a orientação dos professores orientadores. Resultados: Foram realizadas atividades típicas da prática docente: planejamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, acompanhamento dos discentes e reuniões periódicas. A experiência permitiu conhecer as diferentes estratégias de ensino e compartilhar conhecimentos com os graduandos. Além disso, favoreceu aquisição de segurança para atuar em sala de aula, desenvolvendo a capacidade de lidar com situações adversas e de tomar decisões. Conclusão: A experiência contribuiu para ampliar o olhar dos mestrandos acerca da influência e do impacto que as práticas educativa e docente podem exercer sobre a formação e atuação dos enfermeiros. Contribuições para a enfermagem: O estágio de docência constitui-se como experiência enriquecedora para a formação de um mestre, favorecendo a qualidade do ensino no âmbito da graduação em enfermagem. Descritores: Enfermagem, Ensino, Estágio.
Referências: 1. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria nº76, 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social-DS. CAPES; 14 abr 2010; seção 1. 2. Martins, M. M. M. C. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. 2013. 135 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2013. |