1217 | Processo de formação do enfermeiro: desarticulação na gestão do cuidado | Autores: Ítalo Arão Pereira Ribeiro (italoaarao@hotmail.com) (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Francisca Fabiana Fernandes Lima (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Márcia Astrês Fernandes (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Lorrainie de Almeida Gonçalves (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Nayana Santos Arêa Soares (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Nadyelle Elias Santos Alencar (Universidade Federal do Piauí - UFPI) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A gestão do cuidado articula dimensões assistenciais e gerenciais que contemplam a aplicação do processo de enfermagem. Desse modo, os conhecimentos e habilidades, adquiridos no processo de formação, necessários ao cuidado integral evidencia o enfermeiro como gerente do cuidado. OBJETIVO: Discutir sobre a influência curricular no processo de formação de enfermeiros diante da competência gestão do cuidado. METODOLOGIA: Estudo reflexivo sobre a competência gestão do cuidado. RESULTADOS: O processo de ensino carreia forte ligação com a administração clássica. Além disso, os acadêmicos de enfermagem e enfermeiros apresentam uma visão desarticulada da abrangência das competências do enfermeiro no momento que ingressam nas práticas hospitalares. Ressalta-se que as grades curriculares, por meio dos projetos político pedagógicos, de instituição superior de ensino em Enfermagem, disponibilizam disciplinas relacionadas a Administração em Enfermagem somente nos últimos períodos da graduação, fator esse que limita a contextualização dos conhecimentos, habilidades e atitudes na gestão do cuidado. CONCLUSÃO: Há pouca compreensão do termo gestão do cuidado, pois ainda existe a desarticulação entre as atividades gerenciais e assistenciais na prática do enfermeiro. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Fomentar diálogos acerca da implantação de novas propostas curriculares, que assegure o ensino contextualizado e multidimensional desde o momento que o estudante inicia as práticas assistências, pois é necessário ensinar a cuidar e gerenciar o cuidado de forma articulada.
Referências: CHRISTOVAM, B. P.; PORTO, I. S.; OLIVEIRA, D.C. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n.3, p. 734-41, novembro 2012. LUCCA, T. R. S. et al. O significado da gestão do cuidado para docentes de enfermagem na ótica do pensamento complexo. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. e61097, setembro 2016. |