Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1215


1215

INCIDÊNCIA DAS AMPUTAÇÕES NÃO TRAUMÁTICAS EM MEMBROS INFERIORES ASSOCIADAS AO DIABETES MELLITUS NO ESTADO DE ALAGOAS

Autores:
Isaías Vicente Santos (isaiasvicentesantos1@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Victor José Correia Lessa (Universidade Federal de Alagoas) ; Geórgia Maria Ricardo Félix dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
INCIDÊNCIA DAS AMPUTAÇÕES NÃO TRAUMÁTICAS EM MEMBROS INFERIORES ASSOCIADAS AO DIABETES MELLITUS NO ESTADO DE ALAGOAS Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado por sua natureza crônica e complicações secundárias graves. Visto que esta patologia é onerosa tanto para o indivíduo, quanto para a família e para o Sistema de Saúde há a necessidade de ações para o seu controle (JEON; MURRAY, 2008). Este estudo teve como objetivo conhecer o número de amputações de membros inferiores (MI) decorrentes do DM realizadas em Alagoas segundo a base do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Metodologia: Trata-se de um estudo transversal usando dados secundários registrados no DATASUS provenientes do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA), que foram tabulados on-line via TabNet no período de Abril de 2003 a Abril de 2013. Resultados: Em Alagoas 1.510 pacientes foram cadastrados como diabéticos tipo 1 (DM1), 4.971 como diabéticos tipo 2 (DM2) e 23.564 como hipertensos e diabéticos (DM&HAS). Destes, 26 indivíduos foram submetidas à amputação de MI no grupo DM1, 58 no grupo DM2 e 629 no grupo DM&HAS, totalizando 713 amputações no Estado. Esses dados demonstram que em 10 anos, em Alagoas, ocorreu um grande número de amputações associadas ao DM e provavelmente esse número seja ainda maior, visto que as estatísticas incluem apenas pacientes atendidos no SUS e cadastrados no HIPERDIA até o ano de 2013. Conclusão: Ratificamos há necessidade de estudos científicos mais detalhados, objetivando-se conhecer melhor o perfil das amputações por DM no Estado para prevenção dessa condição mutiladora. Descritor: Amputação.


Referências:
JEON, C. Y.; MURRAY, M. Diabetes Mellitus Increases the Risk of Active Tuberculosis: A Systematic Review of 13 Observational Studies. PLoS Medicine, v. 5, n. 7, p. 1091-1101, 2008. TABNET. HIPERDIA. Disponível em: . Acesso em: 26 de Abril de 2017.