Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1211


1211

A música terapêutica enquanto recurso em cuidados paliativos.

Autores:
Isabella Christina de Oliveira Valentim (isabella.valentim01@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Lays Pedrosa dos Santos Costa (Universidade Federal de Alagoas) ; Jessica Carneiro Gomes Lins (Universidade Federal de Alagoas) ; Thayse Luana Farias Costa Ramos (Universidade Federal de Alagoas) ; Fabiana Andréa Soares Ferreira (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: Os cuidados paliativos englobam uma assistência que aprimora a qualidade de vida de pessoas que convivem com doenças ameaçadoras da vida, buscando o alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual (WHO, 2013). O uso da música como intervenção de saúde ultrapassa o âmbito dos sintomas e das emoções, possibilitando a aproximação das pessoas e o encontro do indivíduo com sua essência (SILVA; SALES, 2013). Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem ao utilizar a musica terapêutica em uma clínica oncológica de um Hospital Universitário de Alagoas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciada durante estágio curricular em ambiente hospitalar realizado no período de fevereiro a maio de 2017 em uma clínica oncológica. Dentre as práticas assistenciais da enfermagem, a música terapêutica foi implementada durante algumas datas comemorativas, as quais foram organizadas pela equipe multiprofissional, onde músicas eram tocadas e cantadas em quatro enfermarias da clínica. Resultados: Os pacientes e seus acompanhantes interagiram com a equipe, recebendo a música de forma positiva. Foi possível identificar a importância do uso da mesma para a qualidade de vida e a humanização da assistência de enfermagem. Conclusões: A música terapêutica é uma estratégia de cuidado que possibilita conforto, desperta sensações agradáveis e suscita sentimentos positivos aos pacientes e familiares. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: O uso da música evidencia a humanização do cuidado de enfermagem em cuidados paliativos e possibilita a identificação das necessidades biopsicossociais desses pacientes. Descritores: Enfermagem. Cuidados paliativos. Musicoterapia.


Referências:
Wolrd Health Organization (WHO). WHO DefinitionofPalliativeCare [Internet]. 2013. Disponível em SILVA, V.A.; SALES, C. A. Encontros musicais como recurso em cuidados paliativos oncológicos a usuários de casas de apoio. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, 2013.