Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1204


1204

Álcool e drogas: o estado da arte

Autores:
Inez Silva de Almeida (inezalmeida2016@gmail.com) (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Ellen Marcia Peres (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Ingrid Mattos Medeiros (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Jessica Campos Ribeiro (Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescentes) ; Thais Priscila Machado Baptista de Souza (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
Introdução: O consumo de álcool e drogas constituem fatores agravantes para a sociedade. No Brasil, foram criadas instituições com objetivo de reabilitação psicossocial aos usuários de uso de álcool e drogas, os chamados Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSad). Esse marco foi desenvolvido com objetivo de tratamento, reabilitação e reintegração social. Objetivo: Compreender a produção cientifica sobre o uso de álcool e outras drogas no Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo sobre revisão integrativa de literatura, foram selecionados 20 artigos sobre esta temática. Resultado e discussão: Os usuários reconhecem sua dependência, quando estão no CAPSad, em fase de tratamento e reabilitação psicossocial. As atitudes que o paciente apresenta dentro da instituição determinará o seu progresso na reabilitação. Os mesmo cogitam a possibilidade de mudanças pós-tratamento, a estratégia de tratamento tem impacto positivo no consumo dos usuários e na redução de agravos causados pelo uso abusivo dessas substâncias, no entanto, é necessário a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais, uma vez que, o enfermeiro atua diretamente em intervenções educativas e preventivas no consumo. Conclusão: Através da analise de dados foi possível compreender que existem desafios para descobrir nas formas de estratégia, com intuito de fortalecer e motivar os pacientes com dependência química. Contribuições para Enfermagem: A carência de profissionais especializados para atender a necessidade dos usuários de álcool e outras drogas deve ser suprida sendo incluída a temática sobre o assunto na grade acadêmica. Palavras chaves: Drogas, Álcool, Enfermagem


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas. Brasília; 2003.