Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1202


1202

A FAMÍLIA E O AUTISMO: as vivências com o mundo singular

Autores:
Imaculada Pereira Soares (imaculada.enfermagem@gmail.com) (Escola Técnica Residência em Saúde) ; Alex Devyson Sampaio Ferro Moreira (Secretaria Municipal de Maribondo (AL)) ; Ana Caroline Melo dos Santos (Pós-Graduação em Ciências da Saúde/PGCS) ; Cíntia Priscila da Silva Ferreira (Universidade Federal Alagoas) ; Ivanise Gomes de Souza Bittencourt (Universidade Federal Alagoas)

Resumo:
Introdução: O nascimento de um filho perfeito, que cresça e se torne um adulto independente, é o desejo de toda família. Ao receber um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), a família tende a se desestruturar, afetando-os ao longo do ciclo vital1. Objetivo: Compreender as vivências das famílias com o mundo singular do autismo através da concepção dos pais com filhos em tratamento no espaço TRATE, Arapiraca (AL). Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com 20 pais de crianças autistas em tratamento no espaço TRATE, no período de outubro/novembro de 2014. Resultados: Entre as maiores dificuldades relatadas pelos pais, foi a inserção e a manutenção de seu filho na escola, pelo fato de que a maioria das escolas não estão preparadas para receber essas crianças. Outra grande dificuldade relatada é a exclusão social, por falta de conhecimento da população de maneira geral. Conclusão: Este estudo reforça a necessidade de atenção às questões afetivo-emocionais visando aperfeiçoar o cuidado, contribuindo na melhoria da qualidade de vida das crianças, dos seus pais e de toda a família. Contribuições para a Enfermagem: O enfermeiro dentro da equipe multidisciplinar é de fundamental importância para esse grupo, pois cada um tem uma característica diferente não somente quando se refere à questão educacional e da socialização, mas também na verificação de prognósticos precisos e abordagens terapêuticas eficazes. Palavras-chaves: Família. Transtorno do Espectro Autista. Vivências


Referências:
CORNEL, A. E. Impacto do Diagnostico. In: Autismo: perspectivas no dia a dia. Orgs. Claudia Omairi, Marcia Regina Machado Santos Valiati, Mariane Wehmuth e Sergio Antonio Antoniuk. Curitiba: Íthala, 2013, p. 67.