Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1199


1199

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO E SUA RELEVÂNCIA PARA PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Autores:
Igor Almeida de Freitas (igor_freitas55@hotmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Annela Isabell Santos da Silva (Universidade do Estado do Pará) ; Lucivania dos Santos Almeida (Universidade do Estado do Pará) ; Lidiane Assunção de Vasconcelos (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A aplicação da metodologia da problematização requer do profissional a inserção na realidade a qual o cerca, para que se possa refletir sobre ela e questionar as razões daquilo que lhe parece problemático. Salienta-se que a utilização desta metodologia é considerada uma tarefa complexa, pois, a formação dos profissionais de saúde está pautada no modelo da pedagogia transmissora¹. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos ao aplicar a metodologia da problematização em campos de prática de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, na modalidade relato de experiência, produzido por acadêmicos de enfermagem, baseado nas atividades integradas em saúde que foram desenvolvidas nos anos de 2015, 2016 e 2017. RESULTADOS: A aplicação da metodologia da problematização foi realizada durante as práticas dos componentes curriculares da graduação, possibilitando aos estudantes problematizar a realidade com a utilização do Arco de Maguerez. Com base, na observação, definição dos pontos chaves, teorização e elaboração de soluções, os acadêmicos implementaram medidas para solucionar a realidade vivenciada, a partir de rodas de conversa, palestras e elaboração de tecnologias. Além disso, ressaltasse que está vivência na graduação proporcionou aos acadêmicos, a construção de manuscritos que foram submetidos à revistas cientificas. CONCLUSÃO: Conclui-se que a aplicação da metodologia da problematização configura um elemento importante para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A formação do profissional enfermeiro requer reconhecer a realidade social na qual está inserido. Para isso, é necessário aprofundamento de saberes técnicos e científicos. DESCRITORES: Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação em Saúde.


Referências:
1Borille DC, Brusamarello T, Paes MR; et al. A aplicação do método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa de enfermagem: relato de experiência. Florianópolis. Texto Contexto Enferm. 2012; 21(1).