Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1197


1197

Testes rápidos no pré-natal: relato de experiência

Autores:
Hiule Pereira de Santana (hiule_pereira@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Aline Costa Cardoso (Universidade Federal de Alagoas) ; Ana Luiza Souza de Faria Lôbo (Universidade Federal de Alagoas) ; Karla Mariana Cabral dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa Melo Coêlho de Barros (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: O enfermeiro realiza testes rápidos (TR) para diagnóstico de HIV, sífilis e outros agravos visando ampliar o acesso ao diagnóstico, principalmente em gestantes e grupos vulneráveis1. A realização dos TR durante o pré-natal (PN) significa ampliar os desfechos favoráveis. Já a não realização, pode implicar no nascimento de crianças prematuras e de baixo peso e contribuir para mortalidade materna e perinatal2. Objetivos: Relatar a experiência em realização de TR em gestantes durante o PN. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência acerca da vivência no Estágio Supervisionado Obrigatório II, sobre a atuação do enfermeiro na realização de TR durante o PN na Estratégia Saúde da Família em junho a outubro de 2016. Resultados: Durante as consultas de PN às terças- feiras eram realizados os TR para HIV, sífilis e hepatites B e C. O procedimento era explicado e o termo de consentimento assinado, em seguida era realizada a punção na polpa digital e as coletas. Com os resultados, seja reagente ou não reagente, é feito o aconselhamento e dado os seguimentos. Após, foram realizados os registros no cartão da gestante e nos arquivos do profissional. Conclusões: Realizar TR significa reduzir morbi-mortalidades e prestar assistência integral a gestante. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: Ampliar o diálogo acerca da realização de TR por enfermeiros durante o PN.


Referências:
1. COFEN. Parecer normativo n°001, de 31 de janeiro de 2013. Aprova a competência do profissional enfermeiro para realizar testes rápidos para diagnósticos de HIV, sífilis e outros agravos. Brasília, DF. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/enfermeiro-passa-a-realizar-testes-rapidos-de-hiv- 2. MARTINELLI, K.G.; SANTOS NETO, E.T.; GAMA, S.G.N.; OLIVEIRA, A.E. Adequação do processo da assistência pré-natal segundo os critérios do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento e Rede Cegonha. Rev Bras Ginecol Obstet., v.36, n.2, p.56-64, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Katrini_Martinelli2/publication/273671693_Adequacao_do_processo_da_assistencia_pre-natal_segundo_os_criterios_do_Programa_de_Humanizacao_do_Pre-natal_e_Nascimento_e_Rede_Cegonha/links/57bb658408ae51eef1f3d1be.pdf