Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1181


1181

PROCESSO DE ENFERMAGEM E SUAS APLICAÇÕES EM MEGAESÔFAGO CHAGÁSICO

Autores:
Guilheme Oliveira de Albuquerque Malta (malta.goa@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Janine Martins da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Paula Mariana Fragoso Torres (Universidade Federal de Alagoas) ; Davi Porfirio da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Juliana Barbosa Barros Nunes (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Lysete de Assis Bastos (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: Megaesôfago é quadro clínico da doença de Chagas, que afeta cerca de 4% dos brasileiros com esta afecção, sendo a disfagia, seu principal sintoma. Durante as práticas supervisionadas, um grupo de alunos, cuidou de paciente em pré-operatório de megaesôfago. Objetivo: Relatar os cuidados prestados com base no processo de enfermagem e na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Metodologia: Estudo de caso, com dados coletados pelo sumário de situação, em seguida os problemas foram elencados e os diagnósticos elaborados, segundo a CIPE. Com os diagnósticos, planejou-se as ações à luz da teoria de Horta. Seguida de implementação das ações e posterior avaliação. Resultados: Mulher de 42 anos, natural de União dos Palmares/AL, residiu em casa de taipa, na adolescência. História clínica de vômitos, acompanhados de dor abdominal e retroesternal, acentuada perda ponderal e dispneia. Portando sonda nasoentérica e acesso venoso central. Presença de escabiose generalizada. Diagnósticos levantados pela CIPE: 1) infestação por parasitas presente; 2) risco moderado para anorexia; 3) SNE presente; 4) AVC presente e autoconhecimento prejudicado. Intervenções realizadas: 1) gerenciar nutrição enteral; 2) realizar antissepsia do acesso venoso; 3) administrar medicação prescrita para controle da infestação, orientando o autocuidado cutâneo; 4) monitorar peso semanalmente; 5) promover educação em saúde. Conclusões: A aplicação do processo de enfermagem, proporcionou o desenvolvimento de uma assistência com embasamento na teoria de Horta com aplicação das taxonomias CIPE, para uma melhor evolução do quadro clinico, possibilitando o alcance de resultados esperados. Contribuições para a Enfermagem: Durante a graduação, o aluno é estimulado a ser autor do próprio conhecimento, tendo o docente como o facilitador desta aprendizagem.


Referências:
1) HORTA WA. Processo de Enfermagem. São Paulo: EPU. 1979; OLIVEIRA et al. 2) Tratamento cirúrgico do megaesôfago no Hospital de Clínicas da UNICAMP. Rev. Col. Bras. Cir. 2009, 36(4): 300-6