Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1180


1180

GESTÃO E O PROCESSO DE TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DE UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores:
Guilheme Oliveira de Albuquerque Malta (malta.goa@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Janine Martins da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Paula Mariana Fragoso Torres (Universidade Federal de Alagoas) ; Angélica de Almeida Leite Lopes (Universidade Federal de Alagoas) ; Deborah Mara da Rocha Pereira (Universidade Federal de Alagoas) ; Adriana Reis Todaro (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: O trabalho em saúde apresenta especificidades em que a sociedade é primordial e ativa em grande parte das etapas dos processos envolvidos. Por conseguinte, a promoção da saúde na atenção primária é realizada por profissionais e usuários, em que o produto é obtido a longo prazo e a sua produção é dependente de diversos parâmetros sociais, políticos e econômicos. Ademais, as execuções das etapas existentes nas unidades primárias dependem de equipes multiprofissionais, que garantam a participação de diferentes conhecimentos, com o objetivo de promover uma maior integração na prestação dos serviços de saúde à população assistida1,2. Objetivos: analisar os aspectos do trabalho dos profissionais de saúde, com enfoque na gestão do serviço, assim como as relações existentes entre eles, organização e o fluxo de atendimento. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem da UFAL, baseado em uma visita de observação com roteiro técnico estruturado, a uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, localizada em Maceió/AL, durante os meses de setembro e outubro de 2016. Resultados: A experiência proporcionou um desenvolvimento para os alunos, pois aproximo-os com um dos campos de trabalho, da sua futura profissão, visto que, os níveis de organização, a operacionalidade do estabelecimento, a infraestrutura, relacionamento da equipe multiprofissional e os instrumentos de gestão foram observados e analisados, pelos estudantes de acordo com o roteiro de visita pré-estabelecidos. Considerações finais: Portanto, a atividade proporcionou aos discentes uma visão sobre a gestão de serviço, deixando como experiência, que o funcionamento adequado de todos os parâmetros que integram as Unidades Primárias de Atenção à saúde constitui uma promissora estratégia para a assistência integralizada, contínua e sistematizada do indivíduo em seu contexto familiar, visando a promoção da saúde e a implementação de ações de prevenção, cura e reabilitação.


Referências:
1) WERNECK, Marcos; SANTOS, Max André; FARIA, Horácio. Processo de trabalho em Saúde, 2ª ed. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2009. 2) VASCONCELOS, Mara; SOARES, Sônia Maria; GRILLO, Maria José Cabral. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Práticas pedagógicas em Atenção Básica à Saúde, v. 4, pg. 1-72. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2009.