Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1178


1178

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA CONSULTA PRÉ-NATAL, RECIFE/PE

Autores:
Gracyelle Elizabete dos Santos (gracyesantos@gmail.com) (Estudante de Enfermagem - UFPE) ; Thaysa Tavares da Silva (Estudante de Enfermagem - UFPE) ; Mariana Carolini de Oliveira Faustino (Estudante de Enfermagem - UFPE) ; Mayra Rosceli Ferreira Nascimento Lima (Estudante de Enfermagem - UFPE) ; Iohana de Andrade Barbosa (Estudante de Enfermagem - UFPE) ; Sheyla Costa de Oliveira (Enfermeira Obstetra/Docente - UFPE)

Resumo:
Introdução: O conceito de alimentação saudável inclui em limitar a ingestão energética procedente das gorduras; substituir gorduras saturadas por insaturadas; aumentar o consumo de frutas, hortaliças, legumes, cereais integrais e frutas secas; limitar a ingestão de açúcares livre e de sal (sódio) e consumir sal iodado. (OPAS, 2013). O manual instrutivo das ações de alimentação e nutrição da rede cegonha (2013) tem como principal objetivo a orientação da gestante quanto à adoção de uma alimentação adequada e saudável, que supra suas necessidades nutricionais e que garanta crescimento e desenvolvimento adequados ao feto. Objetivo: Analisar a orientação nutricional na consulta pré-natal para alimentação saudável. Metodologia: Estudo observacional, descritivo. Constituída por 126 mulheres no pós-parto, maiores de 19 anos, admitidas no Hospital das Clínicas Recife-PE, no período de Março a Maio de 2016. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) do Centro de Ciências da Saúde da UFPE (CAEE 44099115.2.0000.5208). A pesquisa seguiu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Pesquisa (CONEP). Resultados: 73,8% das mulheres receberam orientação nutricional sobre alimentação saudável no pré-natal. 50,5% consideraram a orientação nutricional do tipo "boa". E a maioria das puérperas que receberam orientações consumiram alimentos saudáveis todos os dias. Conclusão: Uma alimentação saudável durante o período gestacional fornece benefícios para mãe e o feto. Este estudo foi relevante, pois observou que a maioria das puérperas receberam orientações nutricionais e as classificaram como do tipo "boa". Contribuições para Enfermagem: O enfermeiro é o responsável por criar um vínculo entre a gestante e o seu acompanhamento de pré- natal, com a escuta qualificada. Sendo assim, o desenvolvimento adequado das suas competências contribui de modo significativo para a qualidade de vida materna e infantil. Portanto, o enfermeiro é um dos responsáveis por fornecer orientações sobre alimentação saudável. Descritores: Educação alimentar e nutricional;Gestação.


Referências:
BRASIL. Política Nacional de Alimentaçao e Nutrição (PNAN), Brasília, DF, 2012; BRASIL. Manual Instrutivo das Ações de Alimentação e Nutrição da Rede Cegonha, Brasília, DF, 2013; BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar Para População Brasileira, Brasília, DF, 2014.