Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1177


1177

Perfil demográfico de pacientes diabéticos no Estado de Pernambuco

Autores:
Gracielly Karine Tavares Souza (gracielly.karine@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Danielly Gama Lima Malheiros Farias (Universidade Federal de Pernambuco) ; Marília Cabral Pinheiro Carneiro (Universidade Federal de Pernambuco) ; Raissa Caroline de Lima Brito (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cecilia Maria Farias de Queiroz Frazão (Universidade Federal de Pernambuco) ; Roseane Lins Vasconcelos ? (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A incidência de casos de Diabetes Mellitus (DM) vem aumentando em virtude do crescimento e do envelhecimento populacional¹. O reconhecimento do perfil demográfico dos pacientes diabéticos orienta o enfermeiro no planejamento do cuidado à saúde e na prevenção de complicações decorrentes da doença. Objetivo: Identificar o perfil demográfico de pacientes diabéticos internados em hospitais do estado de Pernambuco. Metodologia: Estudo descritivo realizado por meio de consulta a base de dados do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), disponibilizado pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS)². Considerou-se as variáveis sexo, faixa etária e cor/raça de pacientes diabéticos internados nos serviços de saúde do estado de Pernambuco nos meses de janeiro a maio de 2017. Resultados: O número de internamentos em Pernambuco por DM foi de 1.942 pacientes, sendo 46,6% do sexo masculino e 53,4% do sexo feminino. As faixas etárias que apresentaram maior frequência foram de 60 a 68 anos (12,5%) e acima de 80 anos (12,8%). Com relação à variável cor/raça, 49,7% se declararam pardos, 8,4% brancos e 4,4% negros, amarelos ou indígenas. Conclusão: O perfil demográfico identificado aponta para uma maior predominância de pacientes diabéticos do sexo feminino, com 80 anos ou mais e de cor autodeclarada parda. Contribuições para a Enfermagem: O conhecimento do perfil demográfico dos pacientes diabéticos favorece o planejamento do processo de enfermagem, possibilitando a criação de estratégias coerentes e resolutivas de acordo com as características de cada indivíduo. ? Descritores: Diabetes Mellitus; Inquéritos Demográficos; Enfermagem.?


Referências:
1. LIMA et al. Perfil Sócio-Demográfico e de Saúde de Idosos Diabéticos Atendidos na Atenção Primária. R bras ci Saúde 15(1):39-46, 2011.? 2. Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) [online]. Brasília. Disponível em: http:// www.datasus.gov.br. Acessado em 10.07.2017.?