1176 | Prática educativa em diabéticos: importância para formação profissional em enfermagem | Autores: Gracielly Karine Tavares Souza (gracielly.karine@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Danielly Gama Lima Malheiros Farias (Universidade Federal de Pernambuco) ; Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Karla Hellen Dias Soares (Universidade Federal de Pernambuco) ; Roseane Lins Vasconcelos (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: Introdução: Educação em saúde é um importante instrumento de trabalho da enfermagem no enfrentamento de problemas de saúde recorrentes, como o Diabetes¹. Assim, é primordial que o acadêmico de enfermagem vivencie durante a graduação momentos para a realização dessa estratégia. Objetivo: Relatar a experiência da prática educativa em diabéticos como ferramenta para a formação profissional em Enfermagem. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência de estudantes de Enfermagem a partir da participação no projeto de extensão Sistematização da Assistência de Enfermagem no Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC/UFPE) aprovado sob parecer nº187443.951.34240.29012015, no período de agosto a dezembro de 2016. Foram realizadas ações educativas para pacientes diabéticos na sala de espera do ambulatório do HC/UFPE utilizando-se metodologias ativas e recursos visuais, tais como: banner, álbum seriado e folders. Resultados: Após a vivência da ação, os acadêmicos constataram a importância da interação com os pacientes por meio de atividades práticas ainda durante a graduação. Esse contato permitiu o esclarecimento de dúvidas por parte dos pacientes, como também a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades dos acadêmicos, que no decorrer de cada ação passaram a se sentir mais seguros e aptos a desempenhar as tarefas da enfermagem relacionadas a educação em saúde. Conclusão: É necessário que os acadêmicos desenvolvam atividades extensionistas voltadas a práticas educativas durante a graduação, com fim de exercerem o pensamento crítico e atuarem como sujeito educador. Contribuições para a Enfermagem: A vivência dos acadêmicos na prática educativa contribuiu para a formação técnica e científica em Enfermagem, por serem capazes de planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde. Descritores: Diabetes Mellitus; Bacharelado em Enfermagem; Educação em Saúde.
Referências: Referências: 1. Peixoto GV; Silva RM. Estratégias educativas ao portador de diabetes mellitus: revisão sistemática. Revista Espaço para a Saúde,13(1):74-81, 2011. |