Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1175


1175

CUIDADOS DA ENFERMAGEM NO MÉTODO MÃE-CANGURU: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores:
Gloria Maria Sarinho (gloria_sarinho@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Thais Carollyne de Farias Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Maviane Camila Gomes Vital (Universidade Federal de Pernambuco) ; Marcelo Francisco do Ó (Universidade Federal de Pernambuco) ; Larissa Cândida Mendes do Nascimento (Universidade Federal de Pernambuco) ; Gabriela Cunha Schechtman Sette (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: O Método Canguru (MC) consiste em proporcionar o "contato pele a pele" do recém-nascido prematuro e/ou de baixo peso e sua mãe. Usando-se como alternativa a substituição de incubadoras, evitando a separação prolongada entre a mãe e seu bebê, quando esses se encontrarem em condições clínicas estáveis. Objetivo: Identificar o conhecimento produzido em artigos científicos sobre a assistência de enfermagem no método canguru. Métodos: O estudo é uma revisão de literatura realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), especificamente nas bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE, utilizando os descritores: "Cuidados de enfermagem", "Enfermagem neonatal" e "Método Canguru". Foram incluídas publicações em português, tendo como amostra final nove artigos. Resultados: Relacionados a assistência de enfermagem no MMC encontrou-se que para pôr em prática o referido modelo, são necessárias seguir as seguintes etapas: Avaliação de comportamento, Avaliação de estímulos, Diagnóstico de Enfermagem, Estabelecimento de metas, Intervenção e Avaliação. É importante salientar a importância do envolvimento da família, auxiliando-os a compreender e vivenciar este processo. Assim, a orientação, ajuda e o acolhimento da enfermagem, favorece a confiança da família, servindo de ponto de apoio, diminuindo a tensão e a angústia referente à internação hospitalar da criança. Conclusões: A adoção do MC visa em essência, a mudança de atitudes em relação ao cuidado e manuseio do bebê e a participação na perspectiva da enfermagem além da participação dos familiares visando um cuidado holístico e integral. Contribuições para enfermagem: Espera-se que este estudo contribua para fomentar novas pesquisas e investigações com intuito de contribuir para documentação da prática profissional e visibilidade da enfermagem no cenário de atenção ao recém-nascido prematuro.


Referências:
Referência: SILVA, Laura Johanson da; et al. A adesão das enfermeiras ao Método Canguru: subsídios para a gerência do cuidado de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2015.