Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1174


1174

FATORES RELACIONADOS PRESENTES EM INDIVÍDUOS DIABÉTICOS

Autores:
Gloria Maria Sarinho (gloria_sarinho@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Danielly Gama Lima Malheiros Farias (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Anna Karla de Oliveira Tito Borba (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Givaneide Oliveira de Andrade Luz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo:
Introdução: Os fatores relacionados são etiologias, circunstâncias, fatos, ou influencias que apresentam alguma relação com o diagnóstico de enfermagem (DE). Sugerem as intervenções que podem ser apropriadas ao manejo dos cuidados do cliente¹, como nos indivíduos diabéticos. Objetivo: Identificar os fatores relacionados presentes em indivíduos diabéticos. Metodologia: Estudo descritivo realizado nos meses de agosto a dezembro de 2016 durante consultas de enfermagem em 13 indivíduos diabéticos vinculados ao projeto de extensão "Sistematização da Assistência de Enfermagem no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco´´ aprovado sob parecer nº 187443.951.34240.29012015. Para a coleta e análise de dados, aplicou-se um instrumento contendo os fatores relacionados e as características definidoras de três diagnósticos de enfermagem (Conhecimento deficiente, Controle ineficaz da saúde e Integridade da pele prejudicada) que foram previamente selecionados através de uma pesquisa bibliográfica em busca dos principais diagnósticos de enfermagem sob a ótica da Teoria do Autocuidado e da Taxonomia da NANDA-I¹. Resultados: Os fatores relacionados mais frequentes foram: "Conhecimento insuficiente de recurso" referente ao DE Conhecimento deficiente (92,31%); "Informação insuficiente " referente ao DE Integridade da pele prejudicada (76,93%) e "Conhecimento insuficiente sobre o regime terapêutico", referente ao DE Controle ineficaz da saúde (53,85%).Conclusão: Identificar os fatores que interferem no controle do diabetes para que assim seja possível o desenvolvimento de um plano terapêutico eficaz, considerando que a prevenção das complicações está ligada a mudança no estilo de vida, informações recebidas e a prática do autocuidado são fundamentais na assistência de enfermagem. Contribuições para Enfermagem: É necessário que o Enfermeiro junto a equipe multiprofissional de saúde, busque novas estratégias educacionais possibilitando que o indivíduo diabético, além de obter conhecimentos para o manejo da doença, possa incorpora-lo no seu cotidiano.


Referências:
Referências: 1. HERDMAN, H.T. et al. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 468p.