Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1170


1170

RELATO DE CASO- SÍNDROME DE EXTRAVASAMENTO CAPILAR SISTÊMICO

Autores:
Gislainy Thais de Lima Lemos (gislainylemos@gmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Kátia Carola Santos Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Gilson Nogueira Freitas (Universidade Federal de Pernambuco) ; Sidiane Barros da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Silvia Maria de Luna Alves (Universidade Federal de Pernambuco) ; Steffany de Almeida Ferreira (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A Síndrome do Extravasamento Capilar Sistêmico (SECS) é uma condição rara, de caráter idiopático, caracterizada pelo afastamento temporário das células endoteliais dos capilares sanguíneos, com extravasamento de líquidos para o espaço intersticial resultando em anasarca. Objetivos: Relatar a experiência da implementação da Sistematização da assistência de enfermagem (SAE) a uma cliente com a SECS. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso, do processo de enfermagem a uma paciente do setor de Clínica Médica do Hospital da Restauração-PE. Os dados foram coletados a partir de um instrumento baseado na teoria das Necessidade Humanas Básicas de Horta e foi implementada a SAE com base na taxonomia NNN. Resultados: Paciente T. F. S., 37 anos, sexo feminino, hipertensa, queixa de cefaleia persistente. Ao exame físico apresentou seborreia, lesões eritematosas no tórax e anasarca. Durante o acompanhamento do caso foram realizadas intervenções como; administração dos fármacos prescritos (analgésicos e diuréticos), orientações acerca da dieta adequada, medida diária do peso e da circunferência abdominal, incentivo à deambulação respeitando as limitações, orientações quanto ao autocuidado e higiene. Ao longo de 7 dias, a paciente apresentou diminuição da cefaleia, regressão do edema com consequente redução de 3 kg do peso corporal e 3 cm da circunferência abdominal, e diminuição da seborreia e lesões do tórax. Conclusões: Nessa perspectiva, foi evidenciado a importância da SAE na melhora do quadro clínico da paciente, uma vez que propiciou à prestação de um cuidado individualizado permitindo acompanhar a evolução e eficácia das intervenções realizadas. Implicações para a Enfermagem: Embora a Síndrome do Extravasamento Capilar Sistêmico seja uma condição rara, o seu conhecimento é fundamental ao profissional de enfermagem, para que o mesmo seja capaz de elaborar um plano de cuidados adequado para seu cliente. Descritores: Assistência de Enfermagem, Edema e Processo de Enfermagem.


Referências:
MACHADO, M. V; SOUSA, P. S; RÊGO, F; SOARES, J. L. D. Um caso de hiperpermeabilidade capilar. Revista Da Sociedade Portuguesa De Medicina Interna v.14, n 1, jan-mar 2007. BRESSAN, A. L; GRIPP, A; FONTENELLE, E. O, SOUTO, R. S. Síndrome de extravasamento capilar sistêmico. An Bras Dermatol. v.86, n.3, p.593-595.2011. MUÑOZ, G. N. M; LÓPEZ, R. L; RAMÍREZ, C. M. A.; JURADO, D. J. M.Systemic capillary leak syndrome hypoalbuminemia, hemoconcentration and shock. Presentation of a case. SEMERGEN La Sociedad Española de Medicina Rural y Generalista. v.40, n.2, p.33-36, mar. 2014.