1169 | Saberes e práticas na saúde da família: Experiencias dos Residentes de Enfermagem em uma Comunidade no Município do Rio de Janeiro | Autores: Gisele de Araujo Peixoto (pxtaraujo@gmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO) ; Lais Peixoto Schimidt (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO) ; Marianne de Lira Maia (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO) ; Antônio Celso da Silva Campello (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO) |
Resumo: SABERES E PRÁTICAS NA SAÚDE DA FAMÍLIA: EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DE ENFERMAGEM EM UMA COMUNIDADE NO MUNICÍPIOD DO RIO DE JANEIRO Autores: Schimidt, L.P.; Maia, M.L.; Peixoto, G.A.; Campelo, A.C. Introdução Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada pelos residentes do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Família (PRESF) do município do Rio de Janeiro em uma unidade de atenção básica. O PRESF é uma parceria firmada através de convênios entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e as Universidades UERJ, UFRJ e UNIGRANRIO. O programa teve início em 2015. Objetivos Descrever a experiência nos momentos teórico-práticos vivenciados pelos residentes da primeira turma do PRESF em parceria com a UERJ em uma unidade de saúde da família , situada na Rocinha, RJ Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido pelos residentes de enfermagem PRESF/UERJ durante os anos de 2015 e 2016 a respeito do momento teórico prático realizado em uma Unidade Básica de Saúde na Rocinha, RJ. Os relatos de experiência são processos de observação da realidade sem o propósito de testar hipóteses, mas estabelecer relações entre a realidade e as bases teóricas. (LIMA et al., 2013) O momento teórico prático é um espaço de quatro horas semanais destinado a discussões de temas referentes à prática na atenção básica, há um cronograma de atividades com temas sugeridos e recursos didáticos utilizados (textos, vídeos, etc). Resultados e Discussão Os momentos teóricos práticos trouxeram importantes reflexões sobre o cuidado, estimulando a abordagem centrada na pessoa e o uso de ferramentas específicas da saúde da família como genogramas, entrevista motivacional, redes de apoio, entre outros. Conclusões/Considerações Finais Constatou-se que os momentos teórico prático proporcionaram um aumento de saberes e práticas relacionadas não só a saúde da família, mas também relativos às questões sociais, políticas, culturais e econômicas envolvidas na abordagem biopsicossocial.
Referências: LIMA, GleicianeKélen et al. Educação em saúde sobre sífilis com um grupo de gestantes: um relato de experiência de acadêmicas de. Sanare, Sobral, v. 12, n. 2, p.59-62, dez. 2013. PAIVA, Luzianne Feijó Alexandre et al. A Terapia Ocupacional na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Caderno de Terapia Ocupacional, São Carlos, Sc, v. 21, n. 3, p.595-600, jul. 2013 STARFIELD. B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Ministério da Saúde; 2002 TOCCHIO, Andrea Bianchini. Educação permanente de profissionais de Enfermagem da Atenção Básica a Saúde a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013 |