Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1167


1167

LABORATÓRIO DE PESQUISAS NO CUIDADO DE PESSOAS EM SITUAÇÕES AGUDAS DE SAÚDE: ASPECTOS HISTÓRICOS E DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores:
Giovanna Mercado Torres (vannia_27@yahoo.es) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Bárbara Duarte Dutra (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Emily Smith Rufino (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Eliane Regina Pereira do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Kátia Cilene Godinho Bertoncello (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Patrícia Madalena Vieira Hermida (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo:
Introdução: No Brasil os grupos de pesquisa em Enfermagem surgiram na década de 70 (ERDMANN; LANZONI, 2008). Em 2009, criou-se o Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde (GEASS), para contribuir com a assistência, ensino e pesquisa. Está vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq. Objetivo: Descrever a produção do conhecimento do grupo. Metodologia: Pesquisa exploratório-descritiva documental. Coleta de dados mediante consulta a plataforma lattes e em documentos do grupo, no período de abril a junho de 2017. Resultados: Atualmente o grupo conta com cinco macroprojetos de pesquisa e quatro projetos de extensão. Durante o período de 2009 a 2017 teve três teses de doutorado concluídas e cinco em andamento, 14 dissertações de mestrado concluídas e sete em andamento, 30 trabalhos de conclusão de curso da graduação e especialização e 35 artigos científicos publicados em revistas indexadas, com as temáticas pré, trans e pós-operatório, cuidados paliativos, acidente de trânsito, ventilação mecânica, elaboração e validação de instrumentos, elaboração de protocolo no atendimento aéreo, gestão do serviço e cuidados críticos. As produções estão relacionadas ao ambientes Pré-Hospitalar (n=18), Emergência (n=12), Unidade de Terapia Intensiva (n=36) e Centro Cirúrgico (n=11). Conclusão: Há envolvimento do grupo com a produção e divulgação do conhecimento científico nas suas áreas de interesse, principalmente em terapia intensiva. Contribuições ou implicações para a enfermagem: O grupo vem contribuindo, a partir da sua produção, para a prática do cuidado às pessoas em situações agudas de saúde. Descritores: Grupos de Pesquisa; Enfermagem; Cuidados Críticos. Apoio: PROEX/CAPES.


Referências:
ERDMANN, A.L.; LANZONI, G.M.M. Características dos grupos de pesquisa da enfermagem brasileira certificados pelo CNPq de 2005 a 2007. Esc. Anna Nery, v.12, n.2, p. 316-22, 2008.