Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1166


1166

A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores:
Giovanna Faustino Santos (giovannafaustinos@hotmail.com) (Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí) ; Raiane da Silva Arantes (Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí) ; Daniela Baquiega Pessoa (Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí) ; Marise Ramos de Souza (Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí) ; Cristiane José Borges (Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí)

Resumo:
Introdução: O programa de Educação tutorial é fundamentado em um modelo de grupos tutoriais de aprendizagem, que visa complementar a formação acadêmica com o desenvolvimento da tríade ensino, pesquisa e extensão, bem como, compromissos éticos e sociais.1 Objetivo: Relatar as vivências experienciadas pelos discentes enquanto integrante do Programa de Educação Tutorial em Enfermagem (PET) e a sua contribuição para a formação do profissional enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. O PET Enfermagem - Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí é composto por uma tutora, uma professora colaboradora e 12 bolsistas. No decorrer dos sete anos de implementação, foi oportunizado aos bolsistas o desenvolvimento de inúmeras atividades extracurriculares, sendo: 25 ensino, 20 pesquisas, 33 extensões e 6 culturais. Resultados: De acordo, com o relato de egressos "A participação no grupo PET Enfermagem UFG Jataí pôde contribuir na minha formação de forma ímpar". "Tive a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais na prática assistencial da enfermagem: capacidade de falar em público, desenvolvimento do senso crítico e reflexivo para as diferentes áreas do conhecimento". "O PET me proporcionou um currículo amplo que me torna apto a concorrer vagas em diversos programas de pós-graduação". Para os que ainda integram o PET observou-se que: "O PET fomenta a importância do nosso comprometimento em exercer um trabalho com qualidade". Conclusão: É permitido inferir que participar do PET durante a graduação em enfermagem possibilita aos discentes serem corresponsáveis pela construção do seu próprio conhecimento, sendo este pautado nas reais necessidades da sociedade. Contribuições: Ser bolsista PET no decorrer da graduação em enfermagem possibilita ao aluno um diferencial importante entre os demais acadêmicos.


Referências:
1. Ministério da Educação. Secretaria de educação superior. Programa de Educação Tutorial - PET Manual de orientações básicas. Brasília, DF, 2006.