Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1158


1158

Braquiterapia para câncer de colo do útero: revisão integrativa sobre sofrimento psíquico.

Autores:
Gabrielle Amaral de Figueiredo (defigueiredo.gabrielle@gmail.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Meiriane Lopes Ximenes (Universidade Federal do Ceará) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará) ; Maria Ísis Freire de Aguiar (Universidade Federal do Ceará) ; Camila Santos Reis (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Introdução: O câncer de colo uterino é considerado um problema de saúde pública mundial e no Brasil. A braquiterapia é uma modalidade de radioterapia muito utilizada no tratamento desse câncer. Objetivo: identificar produções científicas sobre o sofrimento psíquico enfrentado por mulheres com câncer do colo uterino durante o tratamento com braquiterapia. Metodologia: Revisão integrativa, realizada de julho a agosto de 2016, com busca a partir dos descritores neoplasias do colo do útero, braquiterapia, transtornos mentais, depressão e disfunção sexual nas bases de dados BIREME, CINAHL, SCOPUS, MEDLINE e PUBMED. Foram critérios de inclusão: artigos nos idiomas inglês, espanhol e português publicados entre os anos 2010 e 2016. Foram excluídos artigos que não estivessem disponíveis na íntegra. Resultados: Foram selecionados 7 estudos observacionais e ensaios clínicos. As variáveis analisadas em relação à braquiterapia foram depressão, transtornos psicossociais, sexualidade e qualidade de vida. A braquiterapia é um procedimento doloroso e constrangedor, ocasionando redução da autoestima, autoimagem e segurança, perda da identidade feminina, sensação de solidão e abandono. Do ponto de vista sexual, apresentam estenose e atrofia da mucosa vaginal, diminuição da libido, da lubrificação e consequente alteração no orgasmo e satisfação. Muitas relatam abstinência sexual, e outras, abandono pelos parceiros. Conclusão: Pode-se constatar a necessidade de apoio psicológico apresentada por essas mulheres. No entanto, destaca-se a escassez de publicações com alto nível de evidência científica. Implicações para enfermagem: Essa revisão integrativa deixa um alerta para a comunidade científica e nos faz refletir sobre futuros projetos relacionados às mulheres em tratamento com braquiterapia.


Referências:
Referências:¹Instituto Nacional do Câncer http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero ²SOARES, Míbsam Lysia Carvalho Alves et al. O custo da cura: vivências de conforto e desconforto de mulheres submetidas à braquiterapia. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.317-323.