Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1157


1157

Atendimentos pós trauma: um relato de vivência

Autores:
Gabriella de Carvalho Albuquerque (gabriellacarvalhoalbuquerque@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Everton Gomes Damasceno (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Karen Gianne da Silva Félix (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Rayane da Silva Arruda (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Paula Oliveira Houly (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Thyara Maia Brandão (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL)

Resumo:
Introdução: O serviço de atendimento pré-hospitalar móvel de urgência presta atendimento a toda e qualquer solicitação de ajuda fora do âmbito hospitalar visando a manutenção da vida e minimização de sequelas, exigindo do enfermeiro conhecimentos específicos. Objetivo: Abordar a experiência em atividade de vivência proporcionada pela Liga acadêmica de urgência e emergência LAUE. Metodologia: Para esta atividade foram avaliadas vítimas de causas externas, atendidas no local nas primeiras horas após o evento traumático, com idade superior ou igual a 18 anos. As causas externas incluídas para essa investigação foram: Atropelamento, acidente automobilístico, motociclístico e ciclístico, ferimento por arma de fogo ou arma branca e agressão, quedas e queimaduras. A coleta de dados durou 03 meses, e abrangeu o período entre 01 de março a 01 maio de 2017. Os dados foram obtidos durante ações práticas proporcionadas por atividades de vivência oferecidos pela LAUE no SAMU. Resultados obtidos: Observou-se que a maioria das vítimas era do gênero masculino tinham idade entre 18 e 30 anos, o tipo de ocorrência mais frequente foi acidente relacionado ao trânsito como atropelamento, acidente automobilístico, motociclístico. Conclusão: Através desta pesquisa fica clara a necessidade que sejam intensificadas as vivências neste campo pelos estudantes da saúde sobretudo os acadêmicos de enfermagem, tendo em vista que estes eventos são relevantes em suas consequências e sequelas assumindo também importância por tratarem de situações do cotidiano de grandes cidades. Descritores: Enfermagem em Emergência, Assistência Pré-Hospitala, Socorro de urgência.


Referências:
de Mello Jorge MH, Koizumi MS. Acidentes de trânsito no Brasil: um atlas de sua distribuição.São Paulo: ABRAMET; 2007. Mock CN, Jurkovich GJ, Amon-Kotei D, Arreola-Risa C, Maier RV. Trauma mortality patterns in three nations at different economic levels: implications for global trauma system development. J Trauma 1998.