Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1155


1155

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores:
Gabriela Moreira Campos (campos.gabriela@live.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Raquel Gvozd (Enfermeira. Doutoranda da Universidade Estadual de Maringá (PR). Docente do departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: raquelgvozd@yahoo.com.br) ; Marli Terezinha Oliveira Vannuchi (Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: marlivannuchi@gmail.com) ; Larissa Gutierrez de Carvalho Silva (Enfermeira. Doutora pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: larissagutierrez@yahoo.com.br) ; Renata Aparecida Belei (Enfermeira. Doutora em Educação Área de Ensino na Educação Brasileira. Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (PR). E-mail: rabelei@yahoo.com.br)

Resumo:
O objetivo foi identificar as percepções de estudantes de diferentes cursos da área da saúde sobre o manejo de Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde. Tratou-se de um estudo qualitativo, realizado em uma universidade pública do sul do país, enfocando cinco cursos de graduação da área da saúde, no período de agosto a dezembro de 2014. Da análise dos discursos surgiram quatro categorias: Vivência com a geração de resíduos na graduação; Consciência ambiental e responsabilidade social do graduando no âmbito de sua formação; Impacto da fragilidade de recursos materiais para a segregação de resíduos; Estratégias elencadas pelos graduandos para abordagem de Resíduos Sólidos no Serviço de Saúde durante a graduação. Concluir que há desconhecimento de informações do processo do manejo de Resíduos Sólidos nos Serviços de Saúde, havendo a necessidade de ajustes na formação de recursos humanos nesta área. Descritores: Resíduos de Serviços de Saúde; Educação em Saúde; Enfermagem.


Referências:
1. Macedo LC, Larocca LM, Chaves MMN, Perna PÓ, Muntsch SMA, Damaceno TSS, et al. Waste management in health institutions : environmental education at a teaching hospital. Cogitare Enferm. 2007 Abr-Jun [cited 15 Nov 01]; 12(2):183-8. Available from: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/viewFile/6803/6729 2. Corrêa LB, Lunardi VL,Conto SM. The process of education in health: practical knowledge on solid wastes from healthcare services. Rev Bras Enferm. 2007 Jan-Fev [cited 2015 Nov 01]; 60(1):21-5. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n1/a04v60n1.pdf 3. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2006 [cited 2015 Oct 20]; Available from: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/ manual_gerenciamento_residuos.pdf. 4. BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: 70ª Edições; 2016.