1150 | Conteúdo da estomaterapia no currículo de graduação e as estratégias de ensino para formação do enfermeiro | Autores: Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves (gleydy_fran@hotmail.com) (Faculdade de Enfermagem - UERJ) ; Fabio Luiz Moreira Reis (Faculdade de Enfermagem - UERJ) ; Natalia André Barbosa Silva (Faculdade de Enfermagem - UERJ) ; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza (Faculdade de Enfermagem - UERJ) ; Ariane da Silva Pires (Faculdade de Enfermagem - UERJ) ; Kelly Cristina Freire Doria (Instituto Estadual de Hematologia e Hemoterapia Arthur de Siqueira Cavalcanti) |
Resumo: RESUMO Objetivos: identificar os conteúdos teórico-práticos relacionados à estomaterapia que são ministrados no curso de graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a partir da investigação dos planejamentos de ensino e ementas; discutir a abordagem dos conteúdos e estratégias de ensino adotadas pelos docentes para a aprendizagem de tais conteúdos. Método: Estudo qualitativo, documental, cujo cenário foi à Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2016. Destaca-se que obtivemos autorização da direção da instituição para a realização da pesquisa. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise temática de conteúdo(1). Resultados e Discussão: Após aplicação da referida técnica, duas categorias emergiram-se, cuja primeira caracterizou-se como "Conteúdos temáticos: enfoque em feridas e estomas". Nesta categoria foram discutidos os conteúdos de feridas e estomas que são abordados na graduação à luz das ementas e conteúdos programáticos. Verificou-se que houve predomínio do conteúdo de feridas. No que se refere ao conteúdo de estomias, destaca-se a conceituação e a classificação das estomias intestinais. Quanto ao conteúdo sobre incontinência urinária e anal, não houve menção em nenhum período da graduação(2). Na segunda categoria, "Estratégias aplicadas ao ensino da Estomaterapia", foram abordadas as estratégias que os docentes utilizam para ministrar aulas, tanto teórica quanto prática (no laboratório de ensino ou nos serviços de saúde). As principais estratégias foram: utilização de aula expositiva com o uso do datashow, aula com vídeos demonstrativos para elucidar e consolidar o conteúdo, uso do laboratório de habilidades e competências(3). Conclusão: A partir da análise das ementas e planejamentos de ensino do curso de graduação em enfermagem ficou evidente a necessidade de intensificar o desenvolvimento de alguns conteúdos ligados à estomaterapia, especialmente, a introdução o tema das incontinências. Palavras-chave: Estomia; enfermagem; ensino; educação em saúde.
Referências: Referências 1.Oliveira DC. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev enferm UERJ. 2008; 16(4):569-76. 2.Geovanini T. Tratado de feridas e curativos: enfoque multiprofissional. São Paulo: Rideel, 2014. 3.Lazzari DD, Pedro ENR, Sanches MO, Jung W. Estratégias de ensino do cuidado em Enfermagem: um olhar sobre as tendências pedagógicas. Rev Gaúcha Enferm. 2011; 32(4):688-94. |