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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1147


1147

Permanência e êxito no Curso Técnico em Enfermagem sob a ótica dos discentes

Autores:
Francisca Idanesia da Silva (franciscaidanesia@gmail.com) (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Edilene Rodrigues da Silva (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Cleonice Andréa Alves Cavalcante (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Maria Lúcia Azevedo Ferreira de Macedo (ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:
Estudo exploratório descritivo, objetivando identificar fatores que interferem na permanência e êxito de estudantes do curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde/UFRN, no período de 2015-2017. Foram aplicados 78 questionários com estudantes do 3º, 4º e 5º períodos. Dentre os fatores que favorecem, foram elencados: interesse pela área e pelos conteúdos; realização de estágios/visitas técnicas em Instituições; metodologia e corpo docente; a própria profissão e amplo mercado de trabalho, corpo docente; carga horária do curso; monitoria e disponibilidades de conteúdo didático e prático; qualidade da Instituição e do ensino; interação entre professores e alunos; bolsas de assistência estudantil; amor pelo curso e o cuidado com o próximo. Fatores como: convívio com os pares; desconforto das cadeiras; organização das disciplinas; falta de aulas didáticas; matérias cansativas e desmotivantes ministradas no 2º período; falta de comunicação entre coordenação/docentes/discentes; simultaneidade entre trabalho e estudo; ausência de turno noturno; distância da residência; falta de tempo para estudar; pouca exigência dos professores em relação à pontualidade dos alunos; reduzida carga horária de algumas matérias, contribuem para a evasão/desistência. Os participantes sugeriram como aspectos para a melhoria da permanência e êxito: atualização do acervo; oferta de disciplina com ênfase em Anatomia e Fisiologia; mais realização de provas e menos seminários; reciclagem de disciplinas práticas; mais transparência de notas e provas; mais estágios e especializações. O estudo revela a importância do planejamento da formação profissional em saúde, a partir do olhar discente sobre os fatores que interferem na permanência e êxito, assegurando uma educação profissional cidadã, integral, crítica, com competências técnicas, políticas, humanas e éticas para a inserção no mundo do trabalho. DESCRITORES: Educação em Enfermagem. Atenção à Saúde. Qualificação Profissional.


Referências:
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14 ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.