1144 | HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COM CRIANÇAS HOPITALIZADAS | Autores: Floriacy Stabnow Santos (floriacys@gmail.com) (Universidade Federal do Maranhão) ; Ytallo Juan Alves Silva Pereira (Universidade Federal do Maranhão) ; Marcelino Santos Neto (Universidade Federal do Maranhão) ; Iolanda Graepp Fontoura (Universidade Federal do Maranhão) ; Felipe César Stabnow Santos (Secretaria de Saúde do Distrito Federal) ; Marcela de Oliveira Feitosa (Universidade Federal do Maranhão) |
Resumo: A hospitalização é uma experiência que provoca desestabilidade emocional e estresse na criança1. O brinquedo terapêutico auxilia a criança se preparar para procedimentos aos quais será submetida2. A pesquisa objetivou conhecer a opinião dos profissionais de enfermagem sobre a importância da aplicação do brinquedo terapêutico como estratégia de humanização na assistência de enfermagem com crianças hospitalizadas. Estudo qualitativo do tipo pesquisa ação, desenvolvido no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, Maranhão, com 12 profissionais de enfermagem, em julho de 2016. Aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Maranhão parecer 1.014.424. Após análise das falas emergiram as categorias: A importância de brincar com a criança, o brinquedo terapêutico humaniza o ambiente hospitalar e dificuldades para aplicar o brinquedo terapêutico. Conclui-se que a equipe de enfermagem considera o brinquedo terapêutico um instrumento de humanização da assistência, facilitando o atendimento, melhorando a comunicação, diminuindo traumas e medo. Falta de material, quantitativo de pessoal insuficiente, grande demanda de pacientes e ambiente inadequado dificulta a aplicação do brinquedo terapêutico. A utilização do brinquedo terapêutico nas intervenções de enfermagem contribui para a humanização do ambiente hospitalar3. A equipe de enfermagem deve conhecer a aplicação do brinquedo terapêutico, estando motivada para uma assistência de enfermagem humanizada.
Referências: 1 Fernandes GCM, Becker SG, Ramos DJS, et al. As expressões da arte em enfermagem no ensino e no cuidado em saúde: estudo bibliométrico. Texto cont Enferm. 2011; 20(1):167-4. 2 Souza LP. et al. O brinquedo terapêutico e o lúdico na visão da equipe de enfermagem. J Health Sci Inst. 2012; 30(4):354-8. 3 Torquato IM, Collet N, Dantas MS, et al.. Assistência humanizada à criança hospitalizada: percepção do acompanhante. Rev Enferm UFPE on line. 2013; 7(9):5541-9. Descritores: Enfermagem Pediátrica; Criança Hospitalizada; Brinquedo terapêutico EIXO II - Conhecimentos e habilidades que compõem a identidade profissional da Enfermagem. |