1138 | Atuação do acadêmico de enfermagem em educação em saúde sobre testes rápidos de IST´s: Relato de experiência | Autores: Fernanda Gabryelle Lopes Mendes Araújo (fernandagabi.fl@gmail.com) (Universidade Estadual de ciências da saúde de Alagoas) ; Gilmara Salustiano Santos (Universidade Estadual de ciências da saúde de Alagoas) ; Valesca Tibúcio de Lima (Universidade Estadual de ciências da saúde de Alagoas) ; Maria Rosa da Silva (Universidade Estadual de ciências da saúde de Alagoas) |
Resumo: Introdução: A educação em saúde está estreitamente ligada a promoção a saúde e a prevenção de doenças, é uma maneira de abordagem que proporciona transmissão e captação de saberes entre conhecedor e usuário. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em educação em saúde, relacionado aos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C no II centro de saúde de Maceió Dr. Diógenes Jucá Bernardes. Metodologia: Os discentes usaram o diálogo, através de perguntas e explanações como instrumento de comunicação para transmitir o conhecimento. Resultados: A experiência possibilitou que os universitários de enfermagem vivenciassem na prática, compreendendo a importância e necessidade de levar informações adequadas bem como compeensíveis sobre testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C aos usuários do II centro de saúde de Maceió, colaborando para um maior conhecimento dos mesmos a respeito da temática abordada. Conclusão: A prática de educação em saúde possibilitou aos estudantes um maior envolvimento com o entendimento do usuário, tornando mais acessível a troca de informações. Contribuições para enfermagem: A enfermagem deve está apta para realizar uma boa educação em saúde para transmitir o conhecimento adequadamente. Palavras-chave: enfermagem, educação em saúde, estudantes de enfermagem, IST.
Referências: Referências: SALCI, M. A.; et. al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS: ALGUMAS REFLEXÕES. Texto Contexto Enferm, p. 224-230Florianópolis, 2013 Jan-Mar; 22(1): 224-30. DIAS, G. A. R.; LOPES, M. M. B. Educação e saúde no cotidiano de enfermeiras da atenção primária. REUFSM, v.3. n.3, p.449-460 (2013). |