Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1133


1133

ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DA PESSOA COM MESOTELIOMA REVELADO PELO FAMILIAR: O CONHECIMENTO PARA ENFERMAGEM

Autores:
Fátima Denise Padilha Baran (fatima_enfermagem@yahoo.com.br) (Universidade Federal do Paraná) ; Nen Nalu Alves das Mercês (Universidade Federal do Paraná) ; Leila Maria Mansano Sarquis (Universidade Federal do Paraná) ; Luciana Martins da Rosa (Universidade federal de Santa Catarina) ; Christiane Brey (Universidade Federal do Paraná) ; Lara Adrianne Garcia Paiano da Silva (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:
Introdução: O mesotelioma é um câncer raro, com altos índices de mortalidade. Objetivos: Conhecer o itinerário terapêutico revelado pelo familiar da pessoa com mesotelioma. Metodologia: estudo de casos múltiplos, utilizado o referencial teórico dos Sistemas de Cuidado à Saúde de Kleinman e metodológico de Yin. A coleta de dados de janeiro a junho de 2016 na instituição de saúde e em locais escolhidos pelos familiares. A técnica para análise de conteúdo de Bardin. Resultados: quatro casos do sexo masculino, duas do sexo feminino, quatro com mesotelioma pleural, dois casos peritoneal. Submetidos a quimioterapia e radioterapia. A exposição ao amianto confirmada em um caso. A sobrevida do diagnóstico ao óbito: quatro meses e cinco anos. Emergiram sete categorias: reconhecimento do adoecer; cuidados populares e a tentativa de escapar do adoecimento; subsistema popular direciona ao profissional; Subsistema profissional: Desvendar o mistério da doença; família: supremacia do cuidado; religião: esperança e alento; o adoecimento por mesotelioma pela lente do familiar. Considerações Finais: Houve passagem das pessoas pelos três subsistemas de cuidados à saúde. O itinerário terapêutico mostra dificuldade de diagnóstico. As práticas de cuidados à saúde adotadas são representadas pela ação dos conceitos sócio culturais de cada pessoa. Implicações para a enfermagem: O conhecimento é um subsidio aos profissionais enfermeiros para o planejamento e promoção das ações em saúde às pessoas acometidas pelo mesotelioma para otimizar a qualidade de assistência em todas as esferas do cuidado.


Referências:
KleinmanA. Patients and healers in the context of the culture: an exploration of the borderland between anthropology, medicine and psychiatry. California: Regents; 1980 BardinL. Análise de conteúdo. Tradução de: RETO, L. A.; PINHEIRO, A. São Paulo: Edições 70; 2011. Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.