Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1130


1130

A Reutilização de Seringas e agulhas por usuários de insulina em domicílio.

Autores:
Fabiana Aparecida dos Santos Carvalho (msfabianacarvalho@gmail.com) (Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Go) ; Flávia Melo Rodrigues (Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Go) ; Vera Aparecida Saddi (Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Go) ; Ana Claudia Camargo Campos (Instituto Health de Pós-Graduação)

Resumo:
Os resíduos de serviços de saúde (RSS) podem trazer inúmeros problemas aos trabalhadores dos setores de saúde, à comunidade e ao meio ambiente. O gerenciamento desses resíduos e o reuso de artigos hospitalares é um assunto polêmico e que merece atenção especial por parte dos gestores. Este estudo objetivou identificar como e por quantas vezes é realizada a reutilização de seringas e agulhas no tratamento domiciliar de pacientes diabéticos, usuários de insulina. É um estudo de caráter descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 83 indivíduos usuários de insulina e assistidos na atenção básica do município de Aparecida de Goiânia, Goiás. Na coleta de dados, adotou-se a técnica da aplicação de questionário. Os resultados obtidos mostraram que A reutilização de seringas foi referida por 85,5% e entre estes, 45,8% reutilizam por mais de três vezes, o reuso de agulhas foi referido por 86,7% e entre estes, 39,7% reutilizam por mais de três vezes, entre os participantes, 80,7% afirmaram que nunca receberam orientações para reutilização descarte do lixo resultante do tratamento. O estudo permitiu observar que os indivíduos usuários de insulina acompanhados pela atenção básica não são orientados adequadamente em relação ao reuso proposto pelo Ministério da Saúde, mostrando uma falha no processo de educação em saúde e a ausência de um protocolo para direcionar a reutilização e o manejo desses resíduos. Palavras-chave: Diabetes mellitus. Reutilização. Gerenciamento.


Referências:
ANDRÉ, S. C. S.; TAKAYNAGUI, A. M. M. Orientações sobre o descarte de resíduos gerados em domicílios de usuários de insulina. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 39, nº 1, p. 105-108, jan./mar. 2015. GUNTHER, W. M. R. Resíduos sólidos no contexto da saúde ambiental. 2008. 136f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, nº 36. Brasília-DF, 2013. TAKAYANAGUI, A. M. M. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. In: PHILIPPI JÚNIOR, A. (Ed.). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2005. p. 324-374