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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1128


1128

Processo de ensino e aprendizagem utilizando a monitoria no laboratório de Enfermagem: um relato de experiência.

Autores:
Estudante Vinicius Abrahão Rodrigues (viniciusabrahaorodrigues@gmail.com) (Centro Universitário UDF) ; Estudante Layze de Jesus do Carmo (Centro Universitário UDF) ; Estudante Marcos Suel Golberto Gontijo (Centro Universitário UDF) ; Professor Mestre Suderlan Sabino Leandro (Centro Universitário UDF)

Resumo:
Processo de ensino e aprendizagem utilizando a monitoria no laboratório de Enfermagem: um relato de experiência. Introdução: O Centro Universitário UDF possui um programa de monitoria, com vagas para bolsistas e voluntários, como forma de incentivar a iniciação a docência através da oportunização ao estudante na prática de ensino e de pesquisa relacionada aos conhecimentos adquiridos. No curso de enfermagem do UDF possui disciplinas específicas em que são realizadas atividades práticas em laboratório e que requer monitores para o seu desenvolvimento. Objetivo: Descrever a vivência na monitoria das disciplinas de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por 3 alunos monitores do curso de enfermagem do UDF, das disciplinas de Processo do Cuidar e Instrumentalização para o processo do cuidar durante o primeiro semestre de 2017. Resultados: As atividades dos monitores contemplava apoio ao professor nas aulas práticas no laboratório e plantões de dúvidas, utilizando roteiro de aula prática. Ao término de cada atividade, era realizada a organização do laboratório e produzido relatório. As principais habilidades trabalhadas foram referentes aos procedimentos e cuidados básicos e invasivos da enfermagem. Conclusão: A participação no programa de monitoria foi positiva, sendo uma vivencia ímpar para nossa formação, pois possibilitou repetir as habilidades de enfermagem favorecendo um maior aprendizado, além de despertar o interesse pela docência. Implicações para enfermagem: A formação de enfermagem requer o desenvolvimento de habilidades treinamento para garantir um cuidado de qualidade ao paciente e que somente através da oportunidade do exercício durante jornada a acadêmica podemos ter segurança de sermos um profissional mais qualificado na sua área de almejo. Estudantes de Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem; Aprendizagem.


Referências:
Referencias: CENTRO UNIVERSITARIO UDF, Ato da reitoria n.º 12 de 28 de novembro de 2007; HAAG, G.S, et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília. mar-abr; 61(2): 215-20,2008