Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1116


1116

Elaboração do instrumento para consulta de enfermagem no PET-Saúde GraduaSUS: um relato de experiência

Autores:
Eluana Vieira da Silva (elu.pibic2015@outlook.com) (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Cátia Cristina Valadão Martins (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Vânia Paula Solte Rodrigues (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Everton Ferreira Lemos (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Mônica Junges Lima (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Bianca Soares da Silva (Faculdade UNIGRAN Capital)

Resumo:
Introdução: O PET-Saúde GraduaSUS é uma estratégia do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, com vistas a integração ensino-serviço-comunidade, no sentido de reorientar a formação de profissionais da saúde, conforme previsto na Constituição Federal. Objetivo: relatar a experiência dos grupos do PET-Saúde GraduaSUS de um curso de enfermagem de uma universidade privada em Mato Grosso do Sul, tendo como enforque a consulta de enfermagem ao hipertenso. Materiais e métodos: os trabalhos do curso de enfermagem no PET-Saúde GraduaSUS são desenvolvidos em unidades básicas de saúde da família, dentro do grupo de HiperDia. O projeto propõe a realização de consultas de enfermagem com identificação de diagnósticos de CIPE®. Para tanto, os acadêmicos, tutores e preceptores realizaram diversas oficinas para construção do instrumento de consulta e treinamentos com consultas simuladas. Resultados e discussão: O instrumento para consulta de enfermagem foi construído com base na Teoria das Necessidade Humanas Básicas, onde preceptores e acadêmicos discutiram quais seriam as informações mais importantes para as consultas, considerando o perfil da população atendida no HiperDia. Após as oficinas para construção do instrumento, o mesmo foi testado em consulta simulada realizada pelos acadêmicos em laboratório de saúde e, posteriormente, em consultas na comunidade. O Colegiado de SAE da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande-MS ofereceu os treinamentos para identificação dos diagnósticos de CIPE®. Conclusão: As atividades proporcionaram a ampliação do conhecimento dos acadêmicos com relação à prática de enfermagem sistematizada, bem como também resultaram na melhoria dos atendimentos da enfermagem nas equipes de saúde da família integrantes do PET-Saúde GraduaSUS. Descritores: educação permanente, enfermagem, integração ensino-serviço


Referências:
Referência: SANTOS, Debora de Souza; ALMEIDA, Lenira Maria Wanderley Santos de; REIS, Renata Karina. Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde: experiência transformação do ensino e prática de enfermagem. Rev.esc.enferrm.USP, São Paulo, v. 47, n. 6. p.1431-1436. Dec. 2013.